sábado, 13 de junho de 2009

BAC LIGHTNING - O MAIS BELO DOS FEIOS AVIÕES

Já por várias vezes aqui foi aludido que os engenheiros aeronáuticos ingleses não são propriamente paradigmas da estética feita nos aviões.
Um exemplo lúcido do que acabei de dizer torna-se corpóreo quando falamos de um dos ícones da aviação de combate a jacto do século XX - o English Electric Lightning.



Este jacto foi produzido pela English Electric, mais tarde incorporada na British Aircraft Corporation que levou a uma espécie de re-batismo do aparelho para BAC Lightning.
Para começar, foi durante largos anos o único caça inglês de gama Mach 2 (Mach 2.27) e também o único no mundo capaz de voar em suprecruise, isto é manter velocidades supersónicas sem o auxilio de afterburner.
Aliás, o Lightning, nos anos em que conviveu com o Tornado conseguia melhor razão de subida (50 mil pés/minuto), o que prova a que sua potência sobreviveu ao tempo a ao arrojo técnico-estético do seu sucessor.



As capacidades do Lightning falam por si. Foi considerado um magnífico avião de combate, manobrável, rápido e eficaz, características que o construíram, como já disse, num dos ícones da aviação militar a jacto, do lado ocidental, obviamente e também,um verdadeiro símbolo da guerra fria. Foi concebido em meados da década de 50 e voou até final dos anos 80.
O mais curioso é que quando olhamos este avião, vemos um avião "tosco", com um desenho (no mínimo) invulgar e que, comparado com "irmãos" se revela absolutamente inverosímil, seja pela colocação dos motores (2 Rolls Royce Avon 301R) - sobrepostos em vez do tradicional side-by-side, seja o desenho das asas e estabilizadores, a barriga ventral, enfim.


Mas o que é facto é que as suas potencialidades fazem esquecer o seu aspecto invulgar e, assuma-se, feio... Mas tal como o título diz, para mim é o mais belo dos feios aviões.


O BAC Lightning é um avião que motiva grandes paixões. Este exemplar da foto voa, todos os anos, em festivais aéreos da África do Sul e é um exemplo vivo de que o gosto e a paixão por um avião pode fazer com que ele perdure nos céus para gáudio dos aficionados.
Foi operado pela RAF (Royal Air Force), RSAF (Royal Saudi Air Force) e KAF (Kwait Air Force)
Pessoalmente, é dos aviões que mais tenho pena de nunca ter viste nem ao vivo nem tão pouco a voar.
-
Nota: Brevemente, tenciono contar-vos como é que a certa altura da minha A-7olite aguda embirrei que o Lightning poderia ser parecido com um A-7P...



4 Comentários:

S7alker disse...

Reconheço que desconhecia que superasse em alguns detalhes as performances do Tornado, mas o facto é que este é um dos aviões mais extraordinários da Guerra Fria, e, como foi referido, a sua longevidade prova as suas capacidades. Apesar de ter um armamento muito básico (2 canhões e 2 mísseis, montados em encaixes nos lados do nariz!), algo normal na época em que foi concebido, os pilotos afirmavam que era um gozo de voar, e os aviadores britânicos afortunados por o operar consideravam-se a "nata" dos pilotos do Reino Unido.
Uma das máquinas dos anos 50 que mais me fascina, a para do Draken, do Mirage III e do MiG-21.

Kleber disse...

E pensar que a Força Aérea Brasileira não os comprou por birra do F-8 Meteor, optando pelos Mirrage III. Realmente uma aeronave impressionante e, contrariando o blogueiro, não é feia. Avião que voa bem, e este voa, é bonito.

António Luís disse...

Caro Kleber!

O Lightning é um belo avião!
Esteticamente é feio. Basta compará-lo com aparelhos da sua geração.
Sendo feio, é belo e por isso sempre me fascinou.
Mas é uma mera opinião pessoal!

Cumprimentos e volte sempre!

ºººLUCASººº disse...

Pra mim é muito "Bunitinho" mas q diabos aquilo esta fazendo em cima das asas?naum seria em baixo? ou eu to vendo ao contrario.huahasuashaus

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>