quinta-feira, 21 de maio de 2009

THE HOLY SQUADRON – A Esquadra Sagrada

Formação de A-7P sobrevoando o santuário de Fátima - Foto: Secção Fotográfica da BA5

Por ocasião da passagem de mais um 13 de Maio, recordei-me de uma história bem curiosa que tomei conhecimento há alguns anos atrás através de um colega entusiasta polaco e que gostaria de partilhar convosco.
A dada altura, numa das nossas primeiras conversas online, foi-me feita a seguinte pergunta: “How’s our holy squadron?” (“Como se encontra a nossa esquadra sagrada?”) Tal como o leitor, também eu não entendi inicialmente o teor da mesma, mas após uma breve explicação percebi então o que o meu colega da Polónia havia indagado.

Como a Base de Monte Real é a base de caça por excelência em Portugal, e por distar somente 30 quilómetros do Santuário de Fátima, era então assumido pelo meu colega do leste da Europa que as antigas Esquadras 302 e 304, e agora 201 “Falcões” e 301 “Jaguares”, teriam por missão secreta a protecção desse mesmo santuário localizado na freguesia de Ourém. Aliás, a própria escolha da localização da Base Aérea nº 5 também não teria sido inocente.

Sendo o povo polaco esmagadoramente católico e conotado como um dos mais religiosos de toda a Europa (de acordo com dados recentes 89% da população professa o catolicismo apostólico romano), não será de estranhar que tal ideia tenha surgido.
A Cruz de Cristo que adorna as nossas aeronaves e a proximidade do Santuário de Fátima ditaram então que as Esquadras de Corsairs e actualmente de F-16 fossem vistas de um ponto de vista estritamente religioso, uma perspectiva algo fora do normal e pouco comum.
Se Dan Brown soubesse disso…

Texto: Carlos "Charlie Golf 09" Gomes

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>