domingo, 17 de junho de 2007

A ESTÉTICA APLICADA AO VIPER 15117

F-16A 15117 fotografado em Maio de 2005 - (c) A. Luís

F-16A 15117 fotografado em Maio de 2006 - (c) A. Luís

Actualmente, na era do F-16, nós, os aficionados pela causa do ar e cultores do Viper, confrontados com a perspectiva de os observar, interrogamo-nos sobre como se apresentam os nossos olhos os aviões.
O F-16 tem, relativamente ao anterior inquilino de Monte Real, a vantagem de se poder apresentar de diversas formas, qualquer delas reveladoras de "um avião diferente".
Nas imagens apensas, surge o 15117 em configuração "limpa" ou, como também se diz, "interno" e numa outra com wing galons de 370.
Também já o encontrei com centre line.
Sendo a minha formação académica na área das artes, é sempre interessante verificar como os elementos menores, conjugados com a forma principal, a condicionam tão marcadamente, fazendo quase crer que se tratam de objectos diferentes quando, na verdade, são o mesmo.
A estética é uma noção presente em tudo o que nos rodeia e é, sempre, demasiado subjectiva, para ser estancada entre determinados parâmetros, pese embora eles existam em teoria.
Neste caso dos aviões e perante a forma como cada um os admira, não se pode falar de estética, mas de estéticas.
Só por isso, como objecto de arte, o avião é sempre belo, (e repare-se que existe o feio belo) apresente-se ele como se apresentar!
O F-16, sendo efectivamente um avião belo (diria mesmo um belo avião belo) evidentemente, não foge a essa regra. Confirma-a!

1 Comentários:

Pedro Ferreira disse...

Só meia dúzia de tipos como nós é que é capaz de afirmar que existe ARTE nestes pássaros de ferro.

pronto , há quem nos achem meios "apanhadinhos" do clima..."tolinhos"...parolos, entre muitas outras coisas piores que nem mereçem comentários ou resposta. lol lol

Abraço

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>