domingo, 9 de julho de 2006

PÁSSARO DE VIDRO (Actualizado)

Foto: CAVFA

Foto: André Cassio - Airliners.net
-
Como não gosto de ter crédito sem mérito, e porque o meu nome aparece nos créditos deste blog, faço hoje a minha estreia nas histórias de pássaros de ferro.
Brincadeiras à parte (o que não deixa de ser contra-senso porque vou relatar um período em que a vida se fazia essencialmente de brincadeiras…) passo a relatar o meu primeiro contacto com as aeronaves da Cruz de Cristo:
Era um tempo em que não ficava mal aos homens usarem fatos brancos, botas de salto alto, suiça comprida e madeixas de cabelo a condizer. Digo isto porque me lembro perfeitamente do visual do condutor – amigo de meu pai - que me levou num Mercedes 220D branquinho (daqueles com faróis ao alto) até ao Campo de Futebol de Vila Nova de Poiares, onde iria acontecer uma largada de pára-quedistas.
E onde entra a Cruz de Cristo no meio de todo este cenário? É que os pára-quedistas foram largados por um Alouette III, designação que só vários anos mais tarde vim a saber. Por aquela época já chegaram as palavras “helicóptero” e “pára-quedista”.
Lembro-me ainda que foram duas palavras que aprendi a escrever no dia seguinte na escola. É que o ano era o de 1980, eu estava na 1ª classe e ainda não tinha chegado sequer à letra “q”, nem às palavras compostas, e o “h” que é mudo era uma letra muito manhosa…
Como epitáfio posso apenas acrescentar que o delírio foi quando o Alouette desceu no campo de futebol – pelado claro, ao gosto da época – para apanhar os pára-quedistas, e me fartei de comer pó e areia, mas valeu a pena. Escusado será dizer também, que daí em diante e até novas aventuras, os desenhos que passei a fazer deixaram de ter aviões de asas redondas e muitas janelas, e passaram a retratar umas máquinas estranhas, tipo libélulas, com uma grande cabeça em vidro e uma ventoinha em cima.

Paulo "Wildething 07" Mata

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>