quinta-feira, 18 de maio de 2006

O "FIAT"

T-38 - Foto: Jorge Ruivo - airliners.net
-
Durante bastante tempo vivi com a ideia de que o T-38 era um Fiat...
Um familiar meu, que esteve no ultramar e que por força das circunstâncias da guerra se familiarizou com o termo "Fiat", sabendo da minha paixão pelos aviões e querendo ajudar-me a descobrir os seus nomes, afirmava que por serem brancos, os T-38 eram os Fiat.
Como é sabido, alguns Fiat G-91 R4 que serviram no ultramar ostentaram pintura branca/acinzentada e safaram muitos soldados com o seu poder de fogo.
A imagem do G-91 branco e rápido sobre as árvores ficou forte.
Quando um T-38 passava sobre a nossa aldeia, perto de Coimbra, esse meu tio quase saltava de alegria e afirmava numa convicção forte e orgulhosa, que eram os "Fiat". "Grandes máquinas!" - dizia ele.
Algum tempo mais tarde, foi a minha vez de lhe explicar que afinal, os esbeltos T-38, simples aviões de treino e sem armas, não eram os "Fiat".
Ele, inicialmente com alguma desconfiança (o novato do sobrinho a ensinar-lhe uma coisa daquelas...) lá aceitou e por imagens, percebeu o engano.

1 Comentários:

Jose Matos disse...

Deixa lá que eu durante uma série de tempo pensava que o A-7 era o Fiat.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>