quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

FORÇA AÉREA RECEBEU OFICIALMENTE OS PRIMEIROS A-29N SUPER TUCANO [M2670 - 93/2025]

A Embraer entregou hoje os cinco primeiros A-29N Super Tucanos à Força Aérea Portuguesa (FAP) durante uma cerimônia realizada nas instalações da OGMA em Alverca, na presença de autoridades civis e militares e executivos da Embraer e convidados. A entrega ocorre um ano e um dia depois da assinatura do contrato de aquisição.

Integrado na mesma cerimónia, o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e o presidente da Embraer SA, Bosco da Costa Júnior assinaram uma carta de interesse, com vista à instalação de uma fábrica de aeronáutica, em Beja. A futura unidade terá capacidade para o fabrico de aviões A-29N Super Tucano em Portugal. A edificação desta fábrica vai gerar emprego qualificado, com melhores salários, beneficiando a economia e a indústria portuguesa. As aeronaves produzidas nessa linha de montagem deverão atender a futuras necessidades do Estado Português e eventual procura de outras nações europeias, por meio de negociações governo a governo, contribuindo para o fortalecimento da base industrial de defesa em Portugal e na Europa.





Quanto aos 12 Super Tucanos, dos quais cinco foram hoje oficialmente entregues à FAP, trata-se de investimento de 200M EUR na modernização da Força Aérea Portuguesa, dos quais 75M serão aplicados na indústria nacional, através de um conjunto de empresas que farão o “upgrade”, reconfigurando os aviões para as exigências e os padrões técnicos da NATO.

Falamos de uma nova capacidade de ataque aéreo ao solo, com provas dadas, para apoio às Forças Nacionais Destacadas. Mas falamos também de novos cenários. O Super Tucano oferece agora a possibilidade de desempenhar missões de luta anti-drone, comprovando a flexibilidade da aeronave escolhida pela Força Aérea. Sublinho escolhida ‘pela Força Aérea’, com decisões políticas apoiadas em pareceres técnicos”, afirmou Nuno Melo.


Além da instrução de pilotagem, os A-29N Super Tucano fabricados pela empresa brasileira Embraer SA, vão levar a cabo missões de apoio aéreo próximo para operações conjuntas e ou combinadas. Portugal será o primeiro país a europeu a voar a nova versão desta aeronave. Também está previsto que a formação e o treino de pilotos sejam feitos em Portugal.


A decisão do governo é mais um passo no reequipamento das Forças Armadas, estimulando a criação de indústria em Portugal. Só em 2025 nasceram 60 novas empresas nas indústrias de defesa (IDD), captando cada vez mais jovens para o interior do país.

Com configuração NATO, Portugal torna-se o primeiro operador europeu e mundial desta versão. Os A-29N reforçam capacidades como o apoio aéreo próximo em operações conjuntas e/ou combinadas e missões de luta anti-drone.

Segundo o Ministério da Defesa Nacional, este marco representa também um contributo relevante para a indústria nacional, com impacto no emprego qualificado, na economia e na autonomia estratégica de Portugal.

Nos próximos dias, os A-29N seguem para a Base Aérea N.º 11, em Beja, onde irão integrar para já a Esquadra 101.
Fontes: MDN, Embraer e FAP
Adaptação: Pássaro de Ferro 



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>