O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, afirmou em entrevista à agência Lusa que as obras de modernização do Aeródromo Militar de Tancos decorrem a bom ritmo, prevendo-se a conclusão da reabilitação do Hangar Norte no início de 2026, para poder albergar a nova Unidade de Helicópteros de Apoio, Proteção e Evacuação do Exército (UHAPE). Intervenções na infraestrutura do aeródromo, pista, torre de controlo, áreas de manutenção e depósitos gerais, têm igualmente conclusão prevista para março de 2026.
As referidas obras inserem-se no âmbito do Projeto dos Helicópteros de Apoio, Proteção e Evacuação (HAPE), que visa dotar o Exército Português de meios próprios de asa rotativa, com capacidade para missões militares, nomeadamente missões de apoio aéreo próximo às forças terrestres, reconhecimento e proteção armada, transporte de pessoal e material, projeção e extração de forças. E ainda apoio à proteção civil em catástrofes naturais.
A UHAPE será equipada com três helicópteros médios, com opção por uma quarta aeronave, esperando-se a chegada do primeiro aparelho até ao final de 2026, com mais um por ano até 2028. Já a formação de pilotos e técnicos terá início antes da primeira entrega, cumprindo os requisitos europeus de aeronavegabilidade militar.
Portuguese @Exercito_pt 🇵🇹 opened internal applications for aircraft mechanic course using @Sikorsky #UH60 Black Hawk image, though no official confirmation yet on the type that will be acquired for the branch's future rotary wings unit pic.twitter.com/2owRJM0vXO
— Paulo Mata (@ironbirdphotos) September 23, 2025
Apesar de não ter ainda sido oficialmente revelado o modelo que irá equipar a UHAPE, crê-se que o eleito seja o UH-60 Black Hawk, a adquirir em moldes semelhantes ao mesmo modelo da Força Aérea.
O projeto de edificação da UHAPE está inscrito na Lei de Programação Militar, com um investimento inicial de 50M EUR, contempla ainda formação complementar em exércitos aliados e articulação com entidades civis no âmbito do Plano de Apoio Militar de Emergência (PAMEEX). O Exército admite mesmo a utilização dual do aeródromo de Tancos, reconhecendo o impacto estratégico e económico para a região do Médio Tejo.


17:26
Paulo Mata

 Posted in:  
13 Comentários:
No total serao 12 unidades e sim serao UH-60 recondicionados! entregas 4 MAIS 4 MAIS 4
Segundo corre nos corredores da defesa nacional a ideia e no final haver 12 UH 60 na Forca aerea 12 no Exercito e 6 MH 60 na Marinha Portuguesa para equipar as 5 ou 6 novas fragatas.... no entanto sabemos que estamos em Portugal e as coisas mudam muito facilmente
30 H-60 recauchutados, nao europeus...Trump will love it... e antes de haver helicópteros médios, nao devia haver helicópteros ligeiros?
Não.
Os helicópteros ligeiros são para os espanhóis trazerem para dar formação e ganharem dinheiro, isto está tudo estudado.
Não seria melhor terem comprado os NH90!?
Mais ainda de bem que há alguma coisa,
porque Portugal era o único exército do mundo sem ter helicópteros.
Era...supondo que eles sempre aparecerão.
Se entretanto os russos não rebentarem com isto tudo!
Face às provocações que recebem diariamente do ocidente, não admira nada se um dia carregarem no botão para demonstração.
Os helis de exploracao recon e anti-carro ( na epoca misseis hot) modelo Airbus H-635 foram recusados pelo entao ministro da defesa Paulo portas (governo Barroso) e os helis de transporte de assalto NH-90 o governo Passos pagou cerca de 180 milhoes de euros de multa para nao serem recebidos (Pais em falencia tecnica governo Socrates) chegamos aos dias de hoje com UH-60 recauchutados , curiosamente foram preteridos em favor dos NH-60 em final da decada de 90 !
Um MH-60 foi pró cacete!
E mais um f-18 também:
"2 aeronaves PERDIDAS em 30 min (e do mesmo porta-aviões!): 7 F/A-18 perdidos em 1 ano."
https://m.youtube.com/watch?v=clbhxzml_WU
No águias de aço no YouTube.
Tenho criticado a compra dos F-35 para Portugal, porque já deveria ter comprado os gripen e os M-346 e avançando logo para o caça de 6 geração e não ser um mero observador.
Mas a verdade é que a Venezuela com os seus cerca de 20 su-30 não vai conseguir parar os f-35 :
"
“Defenderemos a Venezuela com armas russas e chinesas” Maduro é capaz de deter um ataque dos EUA?"
https://m.youtube.com/watch?v=47ziVnR3vCM
C.P.
Não concordo em avançar já para os cacas da 6* geração , são muito , mas muito mais caros do que os das 5* geração, e integrar um consórcio de pleno direito , envolve muitas centenas ou milhares de milhões euros.
O cenario sera F-35 e EF Tiphon mas..... estamos em Portugal logo tudo e possivel!
A Bélgica recebeu os 3 primeiros f-35
https://m.youtube.com/shorts/FmTfue7vwGk
Enviar um comentário