sábado, 10 de junho de 2023

10 DE JUNHO, DIA DE PORTUGAL - [M2414 - 46/2023]

Imagem de arquivo.

Portugal comemora hoje o seu dia, com o cerimonial mais ou menos revisitado e requentado no tempo e no modo, a cada ano que passa.
Em bom rigor, a única renovação é consubstanciada apenas nos locais onde a “festa” acontece, na intenção da prática da unidade territorial.
Para lá dos habituais rituais do dia – discursos, condecorações e elogios à causa portuguesa – as Forças Armadas são sempre chamadas a participar e a mostrar-se, provavelmente porque são - ainda são - o cimento que contribui para que o país continue como tal, agregado e indivisível. São, quer se queira, quer não, a coluna vertebral do país e (também) representam por definição e ação, a assunção efetiva da estrutura e natureza do ser-se português.

Imagem de arquivo.

Contudo, as Forças Armadas emagrecem consecutivamente, por mais revistas às Forças em parada”, por mais elogios ao (seu) espírito de missão e por mais pontes que se façam entre isso e o português comum que vive “portuguesmente”, como sempre fez, por mais dinheiro que se atire ao éter do quotidiano e também sobre elas, sendo que, depois, tudo fica na mesma ou, como vem acontecendo, a sua prontidão e operacionalidade sejam postas em causa, de forma mais ou menos visível e mais ou menos pública.
Essa panegírica que sobre elas é lançada na ocasião, é sempre vinda da boca das instituições de poder e de decisão, que podem, sim, mas não tem decidido ou decidem nem sempre em critério coerente com a natureza das palavras que repetem, cerimónia após cerimónia, discurso após discurso, ano após ano.
As Forças Armadas operam com os recursos que tem, que lhes são atribuídos e não são, de resto, objeto de “salvação” e de aplicação em múltiplas camadas, de dinheiros públicos como outras instituições tidas como “representativas da portugalidade, agregadoras da diáspora, operadoras da continuidade territorial e identitária da nação”, etc.

Imagem de arquivo.

Nas comemorações do Dia de Portugal, quando se aplaudir a passagem de meios aéreos, o desfile de meios do exército ou os meios navais sobre as águas, vale a pena perguntarmo-nos em que circunstâncias ali estão, como ali continuam, ano após ano, mostrando-se ao país sorridentes e ativas no seu fácies, mas tristes e deprimidas no seu interior, por anos sucessivos de desinvestimento e desinteresse, vendo esvoaçar as palavras bonitas dos discursos que lhe são dirigidos, repetida e consecutivamente, sem que essas palavras já tão gastas de tanto utilizadas, por uma vez, pousem sobre si próprias e sobre o objeto a que se destinam e se tornem elemento diferenciador e ativo numa mudança que urge fazer.
A pergunta é legítima e surge inevitável: que Forças Armadas terá Portugal daqui a meia dúzia de anos?
Tomando, então, as Forças Armadas (também) como a coluna vertebral da nação, vale a pena recorrer ao “tradicional” Jorge Palma – tão usado na verborreia institucional e do poder – atirando com o certeiro e incontornável: “Não se pode andar direito quando se tem a espinha torta!”

Nota: Este texto de opinião vincula, apenas, o seu autor.


2 Comentários:

Anónimo disse...

a resposta a essa e muitas outras questões pertinentes está na imagem vergonhosa difundida nas redes sociais de uma tribuna em Sentido, e um primeiro ministro a teclar no telemóvel.
Diz muito sobre quem nos governa.
Vergonha!

Viva Portugal!
Vivam as Forças Armadas!

5513

Anónimo disse...

Só fogo de vista. Nenhum deles tem poder efetivo há muito tempo, mesmo podendo serem os próprios e não alguém no lugar desses palhaços. Sim, acredito que sejam verdadeiros patriotas nas FA, e não só, a tomarem conta do país. Tendo em conta a dormência da grande maioria da população, a resposta só poderia vir de quem por incumbência. Seria impossível outra forma melhor organizada e dada a natureza muito peculiar do conflito que se assiste e os envolvidos. O melhor que nos pode acontecer será prepararmo-nos para o 5º Império. Há quem o chame também de "Império do Divino Espírito Santo". Pelos visto, o seu à sua Dona. Que se realize a Sua vontade, claro!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>