quarta-feira, 7 de setembro de 2022

PRIMEIRO C-390 CHEGA A PORTUGAL EM OUTUBRO [M2337 - 52/2022]

António Costa discursando em frente a um KC-390 no aeroporto de Faro    Imagem: RTP
 

Na manhã de hoje, em Faro, o primeiro-ministro António Costa revelou que o primeiro avião C-390 da Força Aérea Portuguesa, chegará no próximo mês de outubro.

No dia 7 de setembro de 2022 comemoram-se dois séculos da independência do Brasil. Por feliz coincidência, 7 de setembro é também o dia do município de Faro, cidade que se empenhou nos últimos tempos, em batizar o aeroporto internacional da cidade com o nome do Almirante Gago Coutinho, ilustre filho da terra, que realizou a primeira travessia aérea entre Portugal e o Brasil, há um século atrás. 

O dia não podia por isso ser melhor escolhido, para a realização da cerimónia de batismo do aeroporto, que contou com a presença do primeiro-ministro português. 

Discursando em frente a um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira, aeronave que resulta de "uma parceria única entre Portugal e o Brasil", António Costa revelou que as cinco aeronaves encomendadas pelo estado português "a partir de outubro, começarão a chegar anualmente para serem entregues à Força Aérea Portuguesa". O primeiro-ministro fez questão de sublinhar também o interesse em prosseguir no futuro com a parceria entre as indústrias aeronáuticas dos dois "países irmãos".

Mais tarde, a mesma informação foi repetida na conta da rede social Twitter de António Costa:


A primeira célula KC-390 Millennium destinada à Força Aérea Portuguesa, está em fase avançada de testes de voo no Brasil, envergando já as cores portuguesas. Depois de chegar a solo luso, irá contudo ainda incorporar equipamentos específicos da versão da FAP, e ser submetida à respetiva bateria de testes para certificação, antes de finalmente ser entregue.





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>