quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

KC-390 PARTICIPA NO PRIMEIRO EXERCÍCIO OPERACIONAL INTERNACIONAL [M2216 - 3/2021]



A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-390 Millennium n/c 2855 descolou na madrugada desta terça-feira 12 de janeiro de 2021, da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Brasil, rumo à Luisiana, nos Estados Unidos, para participar do Exercício Operacional Culminating até o próximo dia 5 de fevereiro. Embarcaram na aeronave 21 militares do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) e três militares do Exército Brasileiro que irão participar do exercício.

A primeira escala foi em Boa Vista (Roraima) tendo seguidamente realizado uma paragem técnica no Porto Rico, de onde prosseguiu para o destino no aeroporto de Alexandria, no estado de Luisiana, EUA. Desde lá, os militares deslocaram-se para Fort Polk, uma unidade do exército norte-americano, que será a base dos participantes.
Rota do KC-390da FAB para a participação no exercício Culminating nos EUA

O treino envolve o empenhamento de militares do Exército Brasileiro e do Exército dos Estados Unidos em diversas missões, entre elas, operações aeroterrestres, com a participação das aeronaves KC-130J, C-17 e do KC-390 Millennium.

O embarque para a o Exercício Culminating é uma fase inédita na implantação da aeronave na Força Aérea Brasileira (FAB). “A primeira participação do KC-390 num exercício operacional é o coroamento de três anos de implantação da aeronave na FAB”, destacou o Comandante do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Luiz Fernando Rezende Ferraz.

Após mais de um ano da receção do primeiro KC-390 pela Força Aérea Brasileira, o 1° GTT já está a operar quatro aeronaves, as quais realizam missões fundamentais para o Brasil, como a atuação na Operação COVID-19 de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “Tenho certeza que os militares estão prontos para cumprir as missões para representar bem o Brasil no Exercício Operacional Culminating”, complementou o Tenente-Coronel Ferraz.

De acordo com o comandante da Ala 2 – Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, houve uma preparação especial, não só dos militares, como também da aeronave KC-390 para participar do exercício. “Essa preparação mostra a capacidade da FAB de, em pouco tempo, formar tripulantes operacionais e deixá-los prontos para um treinamento com essa envergadura”, explicou.

A preparação também contou com a participação efetiva de diversos órgãos da FAB, entre eles, o Comando de Preparo (COMPREP), que é responsável por estabelecer a doutrina e determinar os detalhes do treinamento; o Comando-Geral de Apoio (COMGAP) e a Comissão Coordenadora da Aeronave de Combate (COPAC), que foram fundamentais na preparação da aeronave e da logística necessária; além do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), que coordenou todos os detalhes determinantes para a participação no exercício.

A aeronave multimissão de fabrico e desenvolvimento brasileiro, com participação da indústria portuguesa em ambas as fases, foi concebida tendo como característica fundamental a interoperabilidade, de forma a integrar não só as missões da Força Aérea, mas também do Exército e da Marinha. No Exercício Culminating esse aspeto é colocado em evidência já no embarque no Brasil. A aeronave, que será utilizada para a realização de saltos dos militares do Exército, também transporta os equipamentos que serão utilizados pelos paraquedistas brasileiros.

A Sargento Fernanda De Paula é uma das loadmasters da missão, militar responsável pela coordenação da carga, e explica como os equipamentos são distribuídos: “Levamos oito toneladas de carga, entre material para os paraquedistas e material do Esquadrão. Nós preparamos a carga, de forma que o centro de gravidade da aeronave fique dentro do padrão de performance de voo”, explica sobre a organização no interior do KC-390, que possui um moderno sistema de paletização.

Além da função específica durante o traslado, o loadmaster também tem papel fundamental nos treinos executados no Exercício Operacional, pois são eles que comunicam com os paraquedistas nos momentos prévios ao salto, para passar informações sobre a aeronave. “Durante o treino, o nosso maior desafio será a comunicação numa língua diferente do português, já que a nossa função é passar aos paraquedistas tudo que nós estamos a fazer, por exemplo, comunicar os momentos de salto. Mas preparamo-nos para esse momento e temos a certeza que será bem executado”, ressaltou a militar.


O KC-390 Millennium e a tripulação vêm passando por fases de certificação e, após a conclusão de determinadas etapas, as tripulações passam a operar as diversas funcionalidades do avião até atingir a capacidade final de operação (Final Operational Capability – FOC), que estará disponível em todos os KC-390 Millennium da FAB.

Portugal adquiriu cinco unidades do KC-390 Millennium, em contrato assinado em 2019, tornando-se no primeiro cliente externo do modelo, com a primeira entrega prevista para o primeiro trimestre de 2023.. Já em 2020 a Hungria tornou-se o segundo país europeu e membro da NATO a optar pelo avião da Embraer, com uma encomenda de dois exemplares.



Fonte: FAB com adaptação do Pássaro de Ferro

Fotos: Sargento Bianca Viol/ CECOMSAER



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>