segunda-feira, 15 de maio de 2017

EDITORIAL - ONZE ANOS NO AR - (M1897 - 34/2017)



Os onze anos do Pássaro de Ferro, que se cruzam hoje, reforçam a ideia que desde 15 de maio de 2006 foi bandeira desta marca. Qualidade e seriedade.
Volvidos estes 11 anos, o mundo e a Internet estão diferentes. A democratização do seu acesso tornou-se cada vez maior e o fator “visibilidade do que é publicado” está assim ao alcance de mais pessoas, facto que acarreta acrescidas responsabilidades a um espaço cuja temática é tão especificamente sensível como é a aviação militar.
A página de facebook ligada ao Pássaro de Ferro vai já a caminho dos 14 mil seguidores e, sobretudo nela, percebe-se que a informação que é disponibilizada nem sempre é lida e os comentários proliferam visivelmente desinformados, não raras vezes populistas, facto que, não sendo propriamente novidade, é um fator de preocupação para quem responsavelmente publica.
As pessoas querem ter acesso às coisas, tem acesso mas, não querem perder tempo a ler e a perceber o que lêem. Mais do que um minuto ou dois na Internet é uma eternidade e quer-se sempre passar à página seguinte. O conhecimento, sendo mais fácil de adquirir, funciona, de certa forma, em contra-ciclo com a lógica elementar, isto é: está disponível, mas o tempo que se lhe quer dedicar encolhe na medida em que o queremos espartilhar por mais e mais locais. Sendo assim, há que fazer escolhas, seriamente, e seguir coerentemente com elas.
Algumas das peças que são publicadas no Pássaro de Ferro não se compadecem com leituras em passo de corrida e em olhares diagonais, por isso, os leitores deverão ter plena consciência de que, para se ter a informação com substância, digamos, é preciso dedicar-lhe tempo e atenção. De outra forma, não resulta.
A proliferação de plataformas de notícias falsas obriga os espaços sérios, como o Pássaro de Ferro, a redobrar a atenção relativamente ao que é publicado. E isso é matéria sagrada!
Como é evidente, agradecemos a todos os que nos seguem, de forma séria e responsável, e confiam no que é publicado neste espaço.
É para todos eles que nos dedicamos, assim, à aviação.

António Luís
Paulo Mata
[Editores do Pássaro de Ferro]
 

2 Comentários:

Miguel Vieira disse...

Parabéns pelo vosso trabalho.
Há o Pássaro de Ferro e há os outros...
MV

Bormanico Pessoa disse...

Parabéns a toda a equipa do Pássaro de Ferro, o melhor da aviação em Portugal!
Obrigado pelo vosso esforço.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>