segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TRAPO E TUBO - Livro (M1865 - 02/2017)

Livro "Trapo e Tubo" - essencial entre as leituras dos aficionados das "coisas do ar"


Podendo momentaneamente  sugerir algo relacionado com costura ou bricolage, “Trapo e Tubo” não denuncia à primeira vista o tema da aviação, sobre o qual foi escrito.
E é esse precisamente, o maior mito que o autor Mike Silva se propôs desmistificar: a aviação não é toda “high tech” e está bem mais perto e acessível ,do que muitas vezes pensamos. Com pouco mais do que alguns “trapos” e “meia dúzia de tubos”, sim,  é possível voar!

Escrito de um modo descomplexado e descontraído, quase em discurso directo, mas pautado por tiradas brilhantes, de uma honestidade desconcertante, fala do contacto do autor com a aviação. Primeiro ao longe – como quase todos os que não nasceram perto de aeroportos ou com familiares no ramo – e a aproximação, até se aperceber de que ser piloto não está acessível apenas aos ricos ou aos poucos que conseguiram ingressar na Força Aérea. Muito por culpa – lá está – dos tais “aviões de trapo e tubo”.

Deambula entre Portugal e Inglaterra, tal como a própria vida do autor, numa escrita de estilo interessante e cativante. Povoado de pequenas memórias pessoais, até o avião de brinquedo com asa em delta lançado por um elástico, com que muitos nos deliciámos enquanto petizes na década de 80, lá está. Conta “em voz alta” aquilo que são as memórias colectivas  dos aficionados das “coisas do ar”.
No início de cada capítulo, a sugestão de uma música, que serve de banda sonora mental, num pormenor interessante, que ajuda a enquadrar os temas, com o estado de espírito que a situação sugere.

Ao contrário do que o título – depois de descodificado - possa sugerir, o livro extravasa muito os ultraleves “flexiwings” que lhe deram o mote, dedicando vários capítulos a outros temas e tipos de aeronave ou voo, como sejam os ultraleves de fibra, planadores, recuperação de aeronaves históricas, autogiros e até drones. Um verdadeiro compêndio portanto, do que vai na cabeça de um “maluquinho dos aviões”.

As pequenas gralhas, próprias de uma edição de autor como é o caso, facilmente se diluem, dentro da obra maior, que é este livro.
Mais do que aviação e aeronáutica, “Trapo e Tubo” fala do que são feitos os sonhos.



Nota: A obra pode ser adquirida através da Flytech - Airsor em Ponte de Sôr, ou através dos contactos da mesma empresa em www.flytech-pt.com ou ainda através da página de Facebook em https://www.facebook.com/FlyTech-Airsor-114838801926863/?fref=ts



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>