sábado, 17 de janeiro de 2015

SR-71 BLACKBIRD - Crónica (M1765 - 01RF/2015)


O SR-71 Blackbird, é para mim uma das mais soberbas criações da Skunk Works. Tudo acerca deste avião é sublime, tudo o que lerem dá-vos vontade de saber sempre cada vez mais, todas as linhas de texto escritas, todos os desenhos e perfis, todas as imagens e todos os filmes, de modo que, eu próprio, aqui neste sítio de gente séria, nada acrescentaria de novo, mesmo até porque, às duas por três, iria dizer um conjunto de coisas próximas do delírio...
Um avião de aspecto extremamente avançado para a época, quase saído de histórias de ficcção ciêntifica, extraterrestre se quiserem, mas ao mesmo tempo um clássico, com linhas que perduram ad infinitum.
Nunca vi nenhum, e nunca, algo que ainda mais me custa, nunca toquei em nenhum. Sim, porque digam lá o que disserem, o toque num avião que gostamos é como o da pele sedosa de uma "woman of the oposite sex"... (suspiro). Leva-nos ... literalmente, à orla do cosmos e tantas vezes para lá disso!
Bom, adiante, serve a presente para partilhar com a affición passaro-ferrosiana algumas fotos que o meu Amigo José Carlos tirou, a meu pedido. Ele aqui há uns anos esteve a estagiar nos Estados Unidos da América, em Richmond, na Virginia e, um celebre dia, explorava eu uma maravilhosa ferramenta chamada Google Earth, explicando à minha filha onde estava o afinal o Zé, encontrei a sua forma inconfundível (SR-71) ao lado de um edifício, contíguo ao aeroporto.
Dei-lhe a volta e ele foi com os colegas visitar o museu, e fotografou os dois aviões que, do lado de fora se podia aceder já que, quando lá foram estava fechado.

É um museu muito interessante, que vale bem uma visita - http://www.vam.smv.org/
Enjoy!

Nota -  Na foto usada no banner desta crónicat, ainda estava lá o F-14 (novo suspiro), falta saber a data exacta de ambas as imagens, já que, conforme consta do sítio do museu, o F-14 está cedido a um outro museu...

SR-71 Blackbird, 1966 Lockheed SR-71
Flying three times faster than the speed of sound and higher than 80,000 feet, the SR-71 "Blackbird" is the most technologically significant aircraft built since World War II. Our aircraft, USAF tail number 61-7968, set the endurance record on April 26, 1971. Majors Thomas B. Estes and Dewain C. Vick, flew this aircraft over 15,000 miles in 10 hours 30 minutes non-stop – which includes aerial refueling at subsonic speeds! The aircraft is on loan from the United States Air Force Museum. (Serial #61-7968)








0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>