domingo, 25 de janeiro de 2015

O ALOUETTE III NO PAQUISTÃO (M1777 - 03RF/2015)


Alouette III um helicóptero do mundo...
Não existem guerras, desde o advento do helicóptero, em que este não tenha desempenhado um papel crucial no seu desenrolar. Não só em guerra, mas também nas missões de paz, de força de paz, ou apenas de auxílio humanitário em caso de catástrofes naturais, e por isso nada seria igual sem a ajuda do helicóptero.
O Alouette III é uma peça fundamental da história dos helicópteros no mundo.

Não haverá muito mais para escrever sobre a história do Alouette III no Mundo, facilmente se depreende porquê: os utilizadores são cada vez menos e as frotas extinguem-se, como aliás por cá também, mais dia menos dia, chegará o fim deste helicóptero, que conheceu, na sua totalidade pouco mais de 2000 unidades construídas, em 74 utilizadores, sobretudo militares, em quase outros tantos países.
Há alguns anos, alvitrei eu escrever a história mundial deste helicóptero, e a história do Alouette III em Portugal, em especial na Força Aérea Portuguesa. Tal escrito, porque gigantescamente maçudo e ainda mais incompleto, nunca viu a luz do dia no local (publicação em revista) nem na sua forma completa, ainda que, em anos recentes tenha visto uma recompilação do mesmo publicada num jornal de aviação, e também no sítio Walkarounds. Devo aqui referir que todo o trabalho foi também já publicado na íntegra, ipsis verbis, e sem dizer água vai, em alguns blogues/sítios de gente que me escuso a classificar por força da minha esmerada educação feita à base de régua de cinco olhinhos e chinelada. [Neste momento sinto a necessidade de me lamentar, qual pintaínho negro de casca na cabeça, bradando aos céus: It’s an injustice, it is!] … Adiante.
Aqui há dias, andava eu à procura de outras coisas nos meus arquivos fotográficos, quando encontrei algumas fotos que fui angariando no âmbito deste trabalho, de alguns Alouette IIIs por esse mundo fora.
Ora é precisamente esse apontamento ilustrado que aqui trago aos leitores e seguidores do Pássaro de Ferro.

O Alouette III no Paquistão

Antes de falar propriamente do Alouette III no Paquistão, e neste processo de recolha de informação, troquei muita correspondência com muitos utilizadores, recebendo alguma correspondência suigeneris, como foi o caso do envelope onde veio a resposta da Força Aérea do Paquistão, conforme atestam as fotos que abaixo. 

 A frente muito “normal”, dentro do género.

A parte de trás um pouco diferente, sobretudo pela certificação, 
atestada pelo próprio representante da Força Aérea do Paquistão, 
que o mesmo envelope não contém explosivos. ... 


Paquistão
A Força Aérea do Paquistão introduziu no seu inventário o Alouette III em 1967 para cumprimento da missão de busca e salvamento.  Na altura, a missão de SAR era efectuada por helicópteros Kaman HH-43B Huskie e Sikorsky H-19D, que foram sendo gradualmente retirados de serviço, passando o Alouette a efectuar inicialmente missões de SAR em terra (sobretudo nas grandes altitudes montanhosas) e mais tarde estendendo à totalidade dos cenários. Os oito aparelhos encomendados foram, uma parte montada no fabricante e os restantes montados no Paquistão.  Estes helicópteros são destacados para as diversas unidades da força aérea, para executarem missões SAR, e curiosamente destacaram-se durante o conflito India-Paquistão em 1971 em missões de busca e salvamento a tripulações caídas em território inimigo, desempenhando autênticas missões de busca e salvamento de combate (CSAR). Muitos militares foram louvados pelo heroísmo, profissionalismo  e coragem  com que desempenharam muito para além da sua missão o salvamento dos compatriotas derrubados, sempre debaixo de fogo.
O Alouette III continua a servir na FA do Paquistão, como até aqui, tanto em missões de paz como em missões de guerra.


 O Alouette III no.5412 em voo junto à costa em Karachi.
[foto: Força Aérea do Paquistão]

 
Uma pintura ilustrando um Alouette III executado uma missão de resgate de um piloto 
abatido em território inimigo, numa espécie de Combat SAR improvisado, que teve 
lugar durante uma das batalhas de guerra entre a India e o Paquistão, em 1971.
 [fonte: Força Aérea do Paquistão]


Um Alouette III do Exército Paquistanês operando em alta montanha.
 [fonte: Força Aérea do Paquistão]

Rui Ferreira

1 Comentários:

Corsário de Segunda disse...

Thanks Rui.

I have added a link from the News sction of the website :

http://www.alouettelama.com/news/index.html#derniere

Best regards,

Pierre.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>