sexta-feira, 28 de março de 2014

FORÇA AÉREA NO EXERCÍCIO FRISIAN FLAG (M1499 - 111PM/2014)

F-16AM Fighting Falcon da FAP

A Força Aérea Portuguesa vai participar no exercício internacional conjunto Frisian Flag  2014 (FF14), que decorrerá de 31 de março a 11 de abril de 2014, na Base Aérea de  Leeuwarden, Países Baixos.

O objetivo deste exercício é que as European Participating Air Forces (EPAF), treinem o  conceito EPAF Expeditionary Air Wing (EEAW) em ambiente multinacional, de forma a melhorar a exploração de sinergias e uniformizar a sua aplicação em operação.

Beneficiando da operação de uma aeronave análoga, as EPAF têm desenvolvido esforços  na implementação de iniciativas partilhadas, não só no desenvolvimento da seu sistema  de armas, mas também na minimização dos custos de operação e na exploração de  novos conceitos de emprego, através da EEAW, da NATO Response Forces (NRF) e  mais recentemente da Operação Unified Protector – Líbia.

Portugal terá cinco aeronaves F-16M a participar neste exercício comandando pela  Noruega e que conta ainda com as participações da Países Baixos, Bélgica e Dinamarca. A operação irá decorrer sobre território dos Países Baixos, Dinamarca e Alemanha.

A preparação dos contentores para transporte num hangar da BA5       Foto: FAP

Hoje, a Base Aérea n.º 5 (BA5), em Monte Real,  conclui a fase de projeção logística e de forças para o destacamento que vai integrar o exercício Frisian Flag 2014.

O destacamento, que vai incluir cinco aeronaves F-16M da Força Aérea Portuguesa, requer um apoio logístico de dimensão substancial. Para garantir a segurança e cumprimento total da missão, é necessário não descurar nenhum pormenor, ao nível dos recursos humanos e materiais.

Bem habituados a integrarem forças nos mais distintos cenários, os militares da BA5 cumprem esta missão de projeção com o habitual espírito de entrega e boa disposição resultante da sã camaradagem.


C-130H Hercules da Esq. 501          Foto: FAP

O material a transportar é carregado para uma aeronave C-130, da Esquadra 501 – “Bisontes”, que se encarrega de o fazer chegar em segurança ao destino do destacamento.

Fonte: FAP



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>