sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FAB NA AJUDA ÀS VÍTIMAS DAS CHEIAS NO BRASIL (M1347 - 407PM/2013)

Um dos Black Hawk da FAB empenhados nas operações
Em quase uma semana de atuação, a Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou 162 pessoas, vítimas das enchentes provocadas pelas chuvas no estado do Espírito Santo. Além disso, transportou cerca de oito toneladas de mantimentos, entre medicamentos, alimentos e água potável. A FAB está empenhada na missão de ajuda humanitária com dois helicópteros Black Hawk, um Super Puma e mais três aviões. 

Os suprimentos fornecidos por ar

A FAB opera em duas frentes. Uma a partir da cidade de Linhares e outra em Vitória, capital do estado afetado, onde foi criado um centro de coordenação conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Aspeto desolador dos campos alagados

“As informações de pedido de socorro são recebidas nesta central e repassadas para as aeronaves em forma de coordenadas geográficas. Este sistema agiliza muito a localização dos pontos a serem socorridos”, explica o Tenente Aviador Vinícius Monteiro de Barros Whebe Salum, piloto da FAB.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, os militares da FAB realizaram o resgate de 88 pessoas. Nesta quinta-feira (26/12/2013), os helicópteros haviam resgatado mais 74 vítimas das enchentes.

O resgate de populações afetadas

“Tivemos de fazer o procedimento com guincho para retirar as pessoas. Havia muitas crianças, mulheres grávidas e com recém-nascidos, alguns idosos, pessoas doentes ou com alguma deficiência que exija medicação contínua”, ressalta o Tenente Salum. "Estamos muito empenhados em ajudar toda a população. O tempo deu uma trégua possibilitando realizarmos muitas descolagens e resgates. Estamos a mapear a região, para facilitar a coordenação com os bombeiros nas suas embarcações", complementa o militar.


Fonte: Agência Força Aérea
Adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>