segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

OS A-10 "WARTHOG" DE SPANGDAHLEM VÃO DEIXAR A EUROPA (M870 - 09AL/2013)


A FS - Fighter Squadron 81, equipada com os célebres A-10 "Warthog" e baseada em Spangdahlem, na Alemanha, tem a sua desativação programada para este ano, como resultado dos profundos cortes no orçamento de defesa dos Estados Unidos, anunciados pela administração Obhama.
A inativação da FS 81 tornou-se pois oficial e vai implicar cerca de meio milhar de pessoas.
Como já foi referido, a FS 81 voa o A-10 Thunderbolt II, ou "Warthog", um avião a jato, bimotor, otimizado para o apoio aéreo próximo e munido do mais tenebroso canhão alguma vez montado numa aeronave, facto que, como é sabido, tornou por si só o A-10 num dos aviões mais temidos e mais conhecidos em todo o mundo.
 



Aliás, é neste âmbito que um destacamento destas aeronaves está, neste momento, presente na Base Aérea nº5 - Monte Real, integrando o exercício "Real Thaw 2013". É pois, provavelmente, uma derradeira oportunidade de ver estas míticas aeronaves em operação.
O tenente-coronel da  Força Aérea dos EUA, Clint Eichelberger, do FS 81, referiu que "embora estejamos algo desapontados pela nossa não continuidade na Europa, apoiando as missões da Ala de Caça 52, percebemos este é apenas mais um capítulo na vida de uma esquadra. Como pilotos de A-10, vamos continuar a dar poder de combate, decisivo em qualquer parte do mundo onde sejamos necessários,  apoiando autoridades com todo o nosso poderio no que concerne ao CAS - Close Air Support  (Apoio Aéreo Próximo)."

 
Ainda não existem planos específicos para recolocar o FS 81, as suas aeronaves e respetivo pessoal mas, no entanto, a esquadra está atualmente com algumas aeronaves na  Moody Air Force Base, na Geórgia, e em Davis-Monthan AFB, no Arizona.

Fonte: USAFE - Fotos: Gustavo Castillo
Adaptação: Pássaro de Ferro

2 Comentários:

Anónimo disse...

Vi 4 destes meninos hoje a sobrevoar a zona de Coimbra juntamente com um C-130. Foi uma visão brutal, porque se o C-130 ia descansadinho da vida, o mesmo não se pode dizer dos 4 "diabretes" que iam na "brincadeira" uns com os outros (barrel rolls e outras manobras que não sei o nome).
Enfim... fez despertar em mim o menino que em outros tempos sonhou ter "asas".

Anónimo disse...

Ainda há meia hora andavam dois destes lindos meninos a sobrevoar toda a zona entre Seia e Gouveia... Quase me vieram as lágrimas aos olhos, finalmente vi o meu avião do coração!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>