quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DRONES FRANCESES SOBRE O MALI (M874 - 12AL/2013)

Um Drone do exército francês, do tipo "Harfang" - Foto: MDF

A "moda" dos drones parece estar a sedimentar-se, assumindo-se como mais um fator importante na gestão dos conflitos modernos.
Na crise que se vive no Mali e face ao direto envolvimento da França, é possível observar as tripulações e mecânicos do Esquadrão 1/33 "Belfort", responsáveis pelo aprontamento dos Drones denominados "Harfang" e do tipo MALE (Moyenne Altitude Longue Endurance - Média Altitude e Longa Duração). Estes aparelhos efetuaram a sua primeira missão operacional sobre o Mali em 18 de janeiro último.
O "Harfang" efetua missões de inteligência e apoio direto às forças terrestres envolvidas nas operações. É capaz de cumprir missões com 20 ou mais horas de duração e tem-se revelado essencial na gestão das operações noturnas, sobretudo através das imagens claras que consegue reportar em tempo real para as plataformas de comando e coordenação.
Assim, o seu olhar atento e protector, está perfeitamente integrado nas manobra no solo e no ar e operando também em coordenação  com as aeronave da Força Aérea e da Marinha francesas envolvidas no conflito do Mali.
Depois do Afeganistão e Líbia, o Sahel é o terceiro teatro de operações em que são utilizados estes aparelhos que constituem, presentemente, uma ferramenta única no exército francês.
Fonte: MDF
Adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>