terça-feira, 29 de maio de 2012

O NASCIMENTO DE UM GIGANTE (M656 - 51PM/2012)

A última secção do casco é baixada na doca seca     Foto: US Navy/ Newport News/ Ricky Thompson

O porta-aviões USS Gerald Ford, que dará o seu nome à nova classe de super porta-aviões da Marinha americana, recebeu recentemente a última parte do casco, nos estaleiros da Newport News no estado de Virginia. Com esta fase, cerca de 70% do navio está agora completo, estando a sua entrada em serviço prevista para 2015.
Apesar de exteriormente bastante similar à anterior classe Nimitz, os porta-aviões da classe Ford, incorporam várias mudanças com vista a aumentar a funcionalidade, reduzir tripulação e consequentemente custos de operação.

Principais modificações da classe Ford                      Imagem: Newport News


Assim, a alteração mais notória é o recuo da ponte de comando, o que permitirá aumentar também o número de saídas diárias de aviões. Outras novidades incluem o sistema de catapulta, que substituirá o atual sistema a vapor por um eletromagnético, novo sistema avançado de cabos de travagem, sistema de mísseis de autodefesa RIM-162 Evolved Sea Sparrow, radar dual-band, novas turbinas nucleares e características stealth não reveladas. As dimensões são de 333m por 78m, terá capacidade para 90 aeronaves e  deslocação de cerca de 100.000 ton, portanto dentro da mesma ordem de grandeza da classe Nimitz.
Além do Gerald Ford (CVN-78), está já em construção o segundo porta-aviões da classe, (CVN-79) com entrada ao serviço para 2020, que receberá o mesmo nome do CV-67 USS John F. Kennedy, abatido ao serviço em 2007. Um terceiro está anunciado para entrada ao serviço em 2025, com nome ainda por definir, embora Enterprise se afigure como o mais provável.
Entretanto, o atual Enterprise (CVN-65), Nimitz (CVN-68) e Eisenhower (CVN-69) terão já sido retirados de serviço. 



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>