sábado, 14 de abril de 2012

EXERCÍCIO DE LONGA DISTÂNCIA NO ALASCA (M632-33PM/2012)





O alasca vem-se tornando uma zona privilegiada para a realização de exercícios em larga escala. Depois do Red Flag Alasca, foi no início de abril corrente o palco para um exercício organizado pelo Strategic Command da USAF nos EUA.
F-22 Raptor, E-3 Sentry, F-16 Fighting Falcon, B-1 Lancer e KC-135 Stratotanker foram os "ingredientes" escolhidos.

F-22 e KC-135 na base de Eilson no Alasca                                           Foto: USAF

Tendo por objetivo validar a capacidade de ataque a longa distância dos B-1, escoltados por F-22 e F-16 até à zona alvo protegida por um esquadrão de F-16 agressores, o exercício envolveu 3 bases aéreas distintas: Elmendorf e Eielson no Alasca e Ellsworth no Dakota do Sul, base dos B-1 de onde efetuaram uma viagem de 10 horas de ida e volta. 

Um B-1B Lancer descola de Ellsworth no Dakota do Sul                 Foto:Marc Lane/USAF

Esta foi a primeira vez que os F-22 Raptor participaram num exercício integrado com múltiplas plataformas de diferentes comandos dentro da USAF. Foi também a primeira vez que  a recente versão 3.1 do software do F-22 foi usada num grande exercício de treino de forças.

"A versão 3.1 confere ao Raptor os meios para encontrar e atacar alvos no solo. Durante esta operação era essencial poder seguir as forças a cumprir a sua missão no terreno" referiu o Ten Cor Kunkel comandante do  90th FS (F-22 Raptor). "A nossa integração da versão 3.1 correu extremamente bem. Fomos capazes de retirar valiosas lições deste exercício e  qualificámos mais 2 pilotos na versão 3.1".

A vastidão de espaço aéreo no Alasca vêm tornando a região apetecível para exercícios em larga escala   Foto: Brian Ferguson/USAF

A operação foi conduzida a partir do Joint Pacific Alaska Range Complex perto da Base Aérea de  Eielson. Os 166.000 Km2 de espaço aéreo livre, proporcionam um ambiente de treino diversificado, permitindo aos pilotos treinar de modo realista e conjunto, em situações similares às de combate real.

Fonte: USAF

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>