sábado, 19 de novembro de 2011

RÁDIO NOSTALGIA (M557 - 34PM/2011)



É dos livros, que em épocas prósperas se tende a olhar para o futuro, enquanto por outro lado em épocas de crise se contempla o passado. Talvez por isso, ou também por isso, grande parte das rádios, por cada música nova, passa dois ou três "clássicos". Há até canais de rádio, canais de TV, que só passam música antiga. Que só passam programas antigos. As pessoas acabam mesmo por ficar adversas ao que é novo. Preferem ouvir aquilo a que estão acostumadas e lhes dá uma sensação de segurança porque é conhecido. Porque o ser humano tem por instinto medo do desconhecido. E o futuro em tempos de crise é incerto.
O passado torna-se assim um refúgio onde nos alimentamos do que de bom já vivemos. Com dizia Bono Vox, "as pessoas actualmente não gostam de musica boa; gostam de música que lhes faz lembrar tempos que foram bons".

A imagem que despoletou esta reflexão de sábado-de-manhã-pachorrenta, foi a de um poster da formação "clássica" dos Asas de Portugal, datado de 1983, que por largos anos adornou as paredes do meu quarto e que encontrei no fundo de uma gaveta. Lembro-me da admiração que sentia pelos homens que pilotavam aquelas seis máquinas, que causavam sensação por onde quer que passassem e elevavam o nome de Portugal tão alto como subiam nos céus.
O presente no entanto é triste e o futuro incerto.
Olhei para o poster de 83 e sorri. 



1 Comentários:

Toques para celular disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>