sexta-feira, 29 de julho de 2011

VIGO AIRSHOW 2011

O Hélder Afonso faz, de seguida, o relato escrito e fotográfico de mais um Festival Aéreo de Vigo, o Vigo Airshow 2011!
O Pássaro de Ferro agradece-lhe, esta colaboração em grande!
___


Realizou-se no passado dia 24 de Julho a 9ª edição do Festival Aéreo de Vigo, que contou com a presença de mais de 400.000 pessoas na praia do Samil.

Apesar de cidades como Valência ou Málaga terem prescindido dos seus festivais aéreos como reflexo da crise económica, em Vigo optou-se por reduzir o espectáculo para 3 horas, foi mais curto mas bastante intenso, e optou-se por inovar nas actividades oferecidas. Destaca-se a presença do simulador de voo da “Patrulla Águilla” e pela primeira vez no festival a participação da Força Aérea Holandesa (RNAF F-16 Demo Team).




O espectáculo começou com 3 pilotos de Vigo (Patrulla Vedrines) que recriaram o primeiro voo que se realizou em Vigo há cerca de 100 anos.

Seguiu-se a demonstração do Canadair CL 215T pertencente ao grupo 43 do “Ejercito del aire” Espanhol que fez duas recolhas de água, duas largadas e algumas passagens.



O Aerospatiale AS-332B1 Super Puma pertencente ao serviço SAR do “Ejercito del Aire  entrou em acção fazendo uma demonstração de salvamento no mar.



Depois, entrou em cena o EADS CASA 235/300 que é um avião polivalente utilizado na busca e salvamento, vigilância marítima e luta contra a poluição.


Luca Salvatori, um dos Mestres da acrobacia em Itália, no seu avião de madeira AP-21DS "The Silver Chicken" (que ele mesmo construiu) brindou o público presente com uma demonstração da elegância Italiana.

Diana Gomes da Silva no seu biplano Pitts Special é a primeira e única mulher piloto acrobata em Portugal  e uma das mais jovens do mundo. Por influência da familia, a paixão pelo voo desenvolveu-se na sua juventude, e presentemente tornou-se numa realidade. Actualmente é piloto da transportadora aérea Açoriana, Sata e esta foi a sua primeira exibição em Espanha. Uma bela exibição a da nossa representante.



Ramon Alonso no seu mítico 'Shukoi 31' é considerado um dos melhores pilotos acrobáticos do mundo. Foi campeão de Espanha desde 1987 até 2001 e campeão do Mundo em 2007. Presenteou o público com uma sincronia quase  perfeita da música com os movimentos do avião.



A patrulha ASPA do “Ejercito del aire” é uma das poucas patrulhas acrobáticas de helicópteros. É constituida por cinco helicópteros EC120 Colibri. Este ano, como novidade, apresentaram o seu novo sistema de fumos.





Seguiu-se a sempre espectacular exibição da RNAF F-16 Demo Team com o seu característico avião pintado de laranja e preto com o desenho de um leão que executou algumas manobras arrojadas e varias  subidas vertiginosas, acompanhadas de largada de “flares”.


Para terminar o espectáculo a exibição da Patrulha acrobática de Páraquedismo do “Ejercito del aire” PAPEA que depois de formar em queda livre um diamante, desceu com a bandeira de Espanha.

  
Foi, como sempre, um dia muito bem passado na companhia de amigos, sol, da lua... 



...praia e, claro, dos aviões!
Texto e fotos: Hélder Afonso


3 Comentários:

Corsário de Segunda disse...

Espectacular registo fotográfico! Vigo continua a ser um ponto de referência! Este ano falhei, quem sabe se para o ano...
5513

Márcio Sousa disse...

que espectaculo, o meu obrigado por partilharem esses belos momentos.

Cebri disse...

Fotografias increibles! El ejercito español siempre nos sorprende en los festivales aéreos.
Un saludo
Cebri

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>