sábado, 18 de dezembro de 2010

Estamos a ficar velhos ... (M449-7RF/2010)



Há dias em que nos apercebemos que estamos a ficar velhos, não pela turbulência das vistas, pelo tremelicar de movimentos, ou pela da decadência das carnes, mas antes pela crescente frequência com que olhamos para trás medindo o distanciamento das coisas, entre o então e o agora, quais velhotas sentadas junto às portas das casas gesticulando com a voz já perdida: Eu ainda sou do tempo ...

OK.

Adiante.

Dou-vos o exemplo da foto acima, tirada no tempo em que Tancos ainda era uma Base Aérea, de seu número 3, e por lá havia aviões e esquadras de voo, e outras esquadras não menos importantes.
Esta foto, tirada no ano da graça de 1987, com a Agfamatic que aqui já aludi, podemos ver o imberbe do Recruta Ferreira (a.k.a. “Vidrex”) que posava, com ar de posse, com os costados encostados num dos G.91 “decoys” da BA3.
Uma foto sem graça, mas tirada naquela base do “tá-se bem” ... numa tarde qualquer em Junho ou ainda em Maio, quando já tinhamos alguma “cunfia”, ou pelo menos a suficiente, para nos darmos a um passeio depois de jantar e enquanto não era a hora do recolher. Longe ia a ideia da segurança, quer pelo acesso à Zona Operacional, quer também por andar a fotografar edifícios ou material, algo que se calhar não tinha o cunho mais vincado de outras unidades e podiamo-nos das a certas passeatas.
Não tinha sequer então eu a ideia de que iria ficar cada vez mais interessado na aviação militar, e muito menos nas “relíquias”, se não seria impensável não ter fotografado os Fiats todos, e também tê-los identificado muito bem por número de construtor.
Hoje, filho meu que não fizesse isso levava no pêlo quando chegasse a casa!

E como está visto que não vou conseguir colocar a minha filha num local que interesse ao velhote, a ver vamos se me consigo vingar nos netos o que, ainda vai demorar um bocadinho...

... não faz mal, eu espero. (suspiro)

1 Comentários:

António Luís disse...

Muito bom!
Um excelente testemunho do tempo!
Obrigado!

Abraço.
5521

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>