quinta-feira, 29 de julho de 2010

FESTIVAL INTERNACIONAL DE GIJON (M404-27PM/2010)








 
 







No passado Domingo 25 de Julho, realizou-se em Gijon, Espanha um dos maiores festivais aéreos internacionais de Espanha. Este ano não tão internacional como pretendido, com o cancelamento por exemplo da patrulha italiana Pioneer, que se tinha exibido em Vigo uma escassa semana antes.
A estrela do festival era no entanto o Rafale francês, que se exibiria pela primeira vez em terras de Cervantes.
Do cartaz constavam ainda as habituais exibições de meios de protecção civil (helicópteros, Canadair...) lançamentos de pára-quedistas (incluindo a equipa PAPEA), um F-18, exibições de acrobacia solo por Ramón Alonso (ex-campeão mundial) e Melissa Pemberton no Extra 300 da equipa portuguesa Lima-Alpha.
A patrulha Águila encerrava o dito cartaz, com chave de ouro, ou neste caso prata, ao cumprir os seus 25 anos de existência, com uma exibição fulgurante, incluindo novas manobras no seu reportório.
A baía da praia de S.Lourenço em Gijon foi assim o cenário de um festival que, não sendo o que congregava mais meios aéreos, arrastou largos milhares de espectadores ávidos de emoções fortes.
A propósito e por falar em emoções fortes, o Extra 300 da Lima-Alpha ficou muito bem entregue nas mãos de Melissa Pemberton. Ramón Alonso esteve também em grande plano, não deixando por mãos alheias o estatuto internacional de que usufrui. O F-18 efectuou uma exibição mais ou menos habitual, sendo o ponto alto a passagem a roçar a velocidade do som.
O Rafale exibiu-se algo longe do público, mas deixou bem patentes as suas manobrabilidade e potência.
Com função de lançamento de pára-quedistas marcaram ainda presença um avião histórico (Antonov An-2) e um C-295 da força Aérea Espanhola.
A terminar a equipa PAPEA executou algumas das manobras em pára-quedas que aparentemente pareceriam impossíveis e que são a sua imagem de marca.

Gijon 2010 já foi. Siga a temporada de festivais de verão.



4 Comentários:

Caio disse...

Amigo, maravilhosas esses fotos, espetacularmente lindas. Parabéns. Amigo, gostaria de saber como chama esse Helicóptero na segunda e terceira foto. Obrigado. PAZ E ALEGRIA.

Pedro Vieira disse...

Paulo Mata!
Fotografias absolutamente magníficas!
Muitos Parabéns!

Paulo Mata disse...

Obrigado a ambos... Valeu a pena ficar por Gijon!

Respondendo ao amigo Nasa Ciencia, o helicóptero pertença dos Bombeiros das Astúrias é um Eurocopter EC135.

Abraços

João Santos disse...

Boas!
Sem tirar o credito a todas as fotos desta maravilhoso blog, a e a penultima deste post, estao absolutamente fantasticas...
Continuação de bons festivais e reports como estes!
Abraço
Jõao
www.vidadespotter.blogspot.com

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>