quinta-feira, 7 de maio de 2009

25 DE ABRIL COM AVIÕES

Imagem: daqui

Para além do significado intrínseco que o 25 de Abril tem na história recente do país, para mim e durante vários anos, ele revestiu-se de um imaginário obviamente (ou nem por isso...) ligado aos aviões.
À primeira vista poderá parecer estranho, mas o "fenómeno" é de fácil explicação.
A partir dos 10-11 anos, comecei a interessar-me por assuntos militares, com óbvio destaque (talvez único...) para a sua componente aviação. Depois percebi que no 25 de Abril era normal realizarem-se desfiles militares comemorativos da revolução dos cravos.
Ora, a partir do aparecimento do A-7P, o interesse aumentou imenso. Como não havia Internet, ver os A-7P era coisa rara, já que eles não passavam todos os dias aqui pela zona de Coimbra/Penacova, não havia revistas de aviação e os jornais, quando falavam dos A-7P era sob um ponto de vista que, digamos, me era, já na altura, quase repugnante.
Portanto, no 25 de Abril e sempre que podia, lá estava eu de olhos cravados na televisão, à espero do momento em que, sobre as forças em desfile passassem os aviões, com incontornável destaque para os Corsair II.
Todavia, algumas vezes, o meu espírito revoltava-se quando os comentadores ou simplesmente ignoravam o facto, ou sobre ele teciam comentários desadequados ou de uma ignorância atroz. E a minha revolta era tanto mais difícil de conter quanto a realização ignorava ou quase ignorava o que estava a acontecer no céu para mostrar, cansativamente, militares marchando de cara fechada.
Mas, ainda assim, e todos os anos, era sempre o mesmo ritual frente à televisão, que também se repetia no 10 de Junho.
Ver e ouvir os jactos e sobretudo o A-7P era suficiente para fazer feliz ou meu pobre e simples espírito infantil.

3 Comentários:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

:)) Lugares diferentes, as mesmas recordações, com a agravante que, aqui na Madeira, as outras possibilidades de ver algum tipo de aviação militar resumiam-se normalmente às visitas (muito) esporádicas do Aviocar

S7alker disse...

Tanto A-7!!

Coisa bela! :)

Paulo Mata disse...

Eu tive a oportunidade de ver a formação de A-7s da foto e devo dizer que, agravado por ter sido apanhado de surpresa porque não estava perto de nenhuma base nem acontecimento que o justificassse, nunca apanhei tamanho susto na minha vida!

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>