sexta-feira, 21 de novembro de 2008

VH-CAT – de Seia a Ratmines



Pouco passava das 14 horas do dia 15 de Novembro de 2008, um belíssimo dia deste já prolongadíssimo Verão de S. Martinho, quando descolou rumo a Salamanca o último dos PBY Catalina a voar em Portugal, naquela que é a primeira etapa de uma viagem que o vai levar até à Austrália, onde deve chegar nas primeiras semanas de Dezembro.

Para além de uma oportunidade única, a de assistir à preparação, voo de teste e partida, de um vetusto Catalina, cuja graciosidade de linhas só encontra par na deliciosa motorização (2x Pratt&Whitney 1830-92), este dia revestia-se de um interesse especial por ser afinal o primeiro dia de uma viagem de ferry intercontinental, a fazer lembrar os pioneiros raids aéreos dos primórdios da aviação mundial.

Este aparelho era um dos três aparelhos operados pela Aerocondor no combate a incêndios florestais, utilização de pouca duração dado que pouco depois foi substituído pelos Canadair CL-215, mais eficazes, operados pela mesma empresa.

Um número superior a duas dezenas de entusiastas de aviação testemunharam este acontecimento, e se para uns foi o concretizar de um sonho (fotos ar-ar!!!), para outros foi apenas mais um registo, para mim ver este Catalina, fez-me voltar ao tempo dos livros de quadradinhos que que já vos falei aqui, o Falcão, o Guerra Ilustrada, o Heróis da História, entre outros, e nas inúmeras batalhas travadas pelo Major Alvega, também ele aos comandos de um Catalina.
De facto num sábado que de outro modo seria banal, quem foi a Seia saiu de lá sabendo que assistiu a algo para os livros, os livros onde se registam aquilo de que são feitas as lendas, as lendas dos Pássaros de Ferro, dos quais o Catalina é um belíssimo exemplo.














Informação adicional...

http://www.catalinaflying.org.au/vh_cat.htm

http://www.catalina.org.uk/





1 Comentários:

Anónimo disse...

O Catalina está parado no Barhain devido a falta de fundos. Mais notícias aqui:

http://www.catalinaflying.org.au/Newsletters/nov2008newsletter.htm

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>