quinta-feira, 11 de setembro de 2008

ASAS DE PORTUGAL '88


Foto original tirada a 10 de Julho de 1988


Foto tratada em Photoshop em 2008

No seguimento das estórias relacionadas com festivais aéreos, aproveito para mostrar uma das fotos registadas no festival aéreo de 1988 em Coimbra, com a saudosa formação dos Asas de Portugal de 6 T-37, por muitos anos o orgulho da Força Aérea Portuguesa e do país.
Cheguei até a concorrer com essa foto àquele que creio ter sido o primeiro concurso de fotografia promovido pela revista Mais Alto, não logrando contudo qualquer sombra de prémio.

Tinha já algumas boas noções de fotografia, fruto da leitura de dois manuais que ainda hoje possuo e de uns bons rolos batidos. Sabia que devia fazer a leitura da luz do céu antecipadamente porque a falta de programas automáticos a isso obrigava. E ter a focagem permanentemente no infinito com o diafragma tanto fechado quanto possível, de modo a melhorar a nitidez e aumentar o campo de focagem (não fosse o diabo tecê-las)

A intervenção do fotógrafo amador no entanto, terminava no momento de accionar o obturador. Daí para diante, revelação, impressão, qualquer tipo de manipulação, estava vedado ao comum mortal.
Já para não falar nos imponderáveis, como uma bomba de fumo encravada num dos aviões, que estragou a simetria exigida a uma patrulha acrobática.
Quantidade de flair q.b.(tema sempre polémico entre os fotógrafos) mas inevitável numa foto tirada directamente contra o Sol, bem como a forma dos mesmos flairs (mesmo não desgostando do efeito dos flairs, os hexágonos ditados pelo diafragma da minha Pentax não eram das formas mais atraentes).

Do alto dos meus treze anos (a queimar os catorze) a foto foi a possível, com os meios possíveis na época.
Foram precisos 20 anos para que chegasse a ter o aspecto final que o fotógrafo de então sonhou.

Felizmente hoje já existe o Photoshop. E os Asas de Portugal até já voltaram a ter asas.

A foto, essa, serviu na época para aprender que uma quase boa fotografia, não é, ainda assim, uma boa fotografia.


3 Comentários:

António Luís disse...

O "Comandante" saúda o teu regresso ao Pássaro de Ferro!

Anónimo disse...

Paulo,

Muito interessante esta "missão", sobretudo por jogar com a paixão que muitos nós aliamos à aviação: a fotografia.

Um abraço,
Pedro Monteiro

Anónimo disse...

Boas recordações. 20 anos antes também fotografei o mesmo voo, a descolagem em LPMR para essa demonstração em Coimbra. Como o tempo passa.
Um abraço
Jorge Ruivo

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>