terça-feira, 7 de novembro de 2006

CRITÉRIOS...

Diorama Alfa 1 - Monte Real (c) A. Luís

Na passada semana participei no "Modelismo em Maceda 2006", exposição e concurso de modelismo, com um diorama da Alfa 1 de Monte Real, no tempo dos A-7P e com um modelo do F-16A s/n 15104 (claro!).
Quanto a e este último, não alimentei esperanças, mas em relação ao dioram da Alfa 1, por ser uma peça certamente única em Portugal, sempre pensei em conquistar algo mais que uma menção honrosa.
E alimentei essa esperança porque um dos critérios que estavam subjacentes à atribuição dos prémios nas categorias em que concorria indicavam, precisamente, a originalidade.
Ora eu sou um modelista anónimo, foi a primeira vez que participei num evento destes e, talvez por isso, não fui premiado.
O diorama em causa foi terminado há cerca de 12 anos. Construi-o na escala 1/72 usando materiais simples, como balsa, cartão canelado e cartolinas, sobre uma placa de MDF. Não gastei fortunas nem o trabalho é visualmente muito "profissional" como "mandam" as leis, mas é minimamente rigoroso e revela com muita verdade (parte) daquela zona da BA5. Quanto aos modelos que integram o diorama, um A-7P e um TA-7P, estão, sem falsas modéstias, muito realistas...
Este desabafo, que por alguns pode ser considerado "dor de corno", não é mais do que a constatação real de que como em quase tudo neste país, é complicado romper com o statos quo e os prémios e companhia, são, com pontuais excepções, atribuidos aos mesmos de sempre...
Se não gostasse tanto de modelismo, juro que poderia nunca mais concorrer a nada ou mostrar os meus modelos...

1 Comentários:

Anónimo disse...

Não terá sido o tamanho, António? Julgo que poderia ter bastante mais impacto se se centrasse num único avião. Assim houve uma certa dispersão (cognitiva)...

Mas um belo modelo, sem dúvida!
Cumprimentos,
Pedro Monteiro

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>