Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas visitou a Base Aérea nº8, sita no concelho de Ovar, na passada sexta-feira 22 de novembro. A ocasião foi proporcionada pela aproximação do primeiro aniversário da elevação desta infraestrutura da Força Aérea Portuguesa (FAP), do estatuto de Aeródromo de Manobra a Base Aérea, a 24 de novembro de 2023.
A visita foi conduzida pelo CEMFA, General Cartaxo Alves, que com o Comandante da BA8, Coronel Sérgio Estrela, receberam igualmente o Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, além de outras individualidades militares e representantes das autoridades locais.
Do evento fez parte uma breve alocução por parte do Comandante da Unidade, bem como a apresentação e visita às obras em curso na Base, que irão proporcionar melhores condições para o desempenho das missões atribuídas à Esquadra 551, que completa igualmente um ano sobre a sua reativação.
A terminar a visita, a apresentação do helicóptero UH-60A Black Hawk, que equipa os "Panteras", pelo Major Fernandes, foi o ponto alto do evento, bem como uma breve demonstração de capacidades do aparelho.
O helicóptero UH-60 Black Hawk, tem como missão primária o combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permitindo o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e até 2950 litros de água por largada. Tem autonomia de voo de 2h30, e um raio de ação de 555 km, para uma velocidade máxima de 314 km/h.
Atualmente com ainda apenas dois UH-60A, a Esq. 551 irá receber mais quatro helicópteros deste modelo até ao final de 2025, e mais três do modelo UH-60L até junho de 2026.
Dado que a exigente missão de combate a incêndios exige um mínimo de 100 horas de voo de experiência às tripulações, apenas em 2026 a Esq.551 irá começar a realizar operações reais de combate direto aos incêndios rurais.
6 Comentários:
Na BA-8 agora so faltam os F-35....
Você nem diga isso brincando .F-35 para quê!?
Uns F-15 bem actualizados e uns suecos Gripen como principal e o italiano M-346 como secundário.
Ou os Coreanos KF-21 como principal e o T-50 Golden Eagle.
Os estados unidos andam provocando a Rússia. Não se pode estar só dependente dos Estados unidos. É um erro.
Meu caro F-15 e um caca dos anos 70 tal como o nosso f-16 (1974) o saab gripen e um caca geracao 4 para isso passavamos os nossos F-16 ao padrao viper , mais avancado que o saab gripen o coreano KF-21 e um caca 4.5 o unico caca geracao 5 na actualidade e de facto o F-35 quanto ao italiano M-346 para treino avancado e caca secundario estou plenamente de acordo , quanto aos USA sao um pais aliado independentemen-te do sr Tranp a propria Suecia ja esta a projectar o substituto do gripen... F-35 e a opcao
Ja agora ...a Russia invade a Ucrania pais livre e independente os US assim como todo o mundo ocidental ajudam a Ucrania a resistir ao invasor (Russia) e para o meu caro os US e que estao a provocar a Russia !? O senhor tem de abrir mais a mente e ver o assunto com mais objectividade e nao com facciosidade eu sei que o Brasil faz parte dos Brics e sao amigos da Russia mas isso nao serve o interesse de Portugal , nos alinhamos com o mundo livre e ocidental
"O F-35 é um avião para idiotas comprarem"
Esta é uma citação muito resumida de Elon Musk.
Gostaria que comentasse caso seja possível da sua parte. Talvez o que jogue a seu (EM) desfavor é que nunca teve necessidade de projectar um avião, só veículos espaciais.
Não sei se sabe mas a força aérea americana está a recusar todas as unidades de F-35 acabadinhas de saír de fábrica, desde algum tempo. Há quem fale já em centenas.
Se me falasse em F-35 e mais uma diferente além do F-35, ainda poderia considerar o próprio F-35.
E quem disse que o que o sr. general diz é lei? Aliás, desde quando, quando se está errado?
Se fosse o sr. general a decidir com a mesma sabedoria com que se escolheram os F-16...
Refiro "sr. general" sem me dirigir a si, em particular.
Enviar um comentário