terça-feira, 24 de dezembro de 2013

DEFESA AÉREA DA AMÉRICA DO NORTE SEGUE O PAI NATAL (M1345 - 405PM/2013)



Elementos do Comando de Defesa Aeroespacial Norte Americano (NORAD) irão cumprir uma missão, este 24 de dezembro: seguir o Pai Natal através do globo, para assegurar que este viaja em segurança durante a sua jornada natalícia.

Membros estadunidenses e canadianos da região do Alasca da NORAD, utilizam 15 estações de radar para monitorizar o Pai Natal, enquanto atravessa o espaço aéreo mais setentrional da América do Norte. É uma missão cumprida com sucesso há mais de 50 anos.

"Asseguramos que o voo do Pai Natal é bem sucedido e seguro, dentro dos 1,3 milhões de milhas quadradas do espaço aéreo do Alasca, que vai atravessar" disse o 1SAR Christopher Cordiner, técnico da 176º Esquadra de Defesa Aérea, na Guarda Aérea Nacional do Alasca. "Esta missão é muito importante e assegurar que tudo decorre em segurança, é imperativo", continuou. "Temos poucas visitas VIP deste calibre por ano. O mote é assegurar que o voo decorre como planeado e ele distribui brinquedos as todas as crianças bem-comportadas".

Imagem: USAF

Tal como noutras regiões da NORAD, caças estarão de prontidão, neste caso na base de Elmendorf-Richardson, para intercetar e voar em formação com o Pai Natal, também conhecido como "Big Red One" e as suas renas, para o poder assistir no que for  necessário.

A tradição de seguir o Pai Natal remonta à véspera de Natal de 1955. De acordo com o sítio de internet noradsanta.org, um número de telefone mal escrito, anunciado num jornal local, a encorajar as crianças a ligarem ao Pai Natal, começou tudo, a 24 de dezembro de 1955. Em vez da ligar ao Pai Natal, o número de telefone servia na realidade a central da NORAD em Colorado Springs, no Colorado, EUA. O telefone que tocou por toda essa noite, era o telefone "top-secret" de situações de crise. Como uma chamada nessa linha significava normalmente sarilhos grandes, o Cor. Harry Shoup de plantão nessa noite, ficou tudo menos divertido, tal como confessou numa entrevista em 2005. Respondeu com o ríspido "Sim, senhor?" esperando ouvir o Gen. Earle Partridge, comandante da NORAD, para receber ordens. Em vez disso, ouviu um rapazinho a dizer-lhe o que queria para prenda de Natal. E Shoup ficou ainda menos divertido, enquanto olhava à volta da sala, para tentar perceber quem dentro da sala estava ao telefone, a tentar esconder um sorriso."Pensei que alguém me estava a pregar uma partida e não estava para alinhar nela" disse Shoup na entrevista. "Se eu vejo alguém a rir-se vai levar uma apertadela valente!" 
Mas ninguém se estava a rir. E o rapazinho na outra ponta da linha telefónica desconfiava que alguma coisa não estava a bater certo também: "tu não és o Pai Natal" lembra-se Shoup de o ouvir dizer.
"Oh-ho-ho, ai isso é que sou" respondeu.

A partir daí, o telefone não parou de tocar e Shoup chamou mais alguns elementos de serviço, dizendo-lhes para atender as chamadas, com as instruções "finjam só que são o Pai Natal".

Em vez de fazer o jornal tirar o anúncio, Shoup acabou por oferecer aos garotos um bónus, passando a fornecer a partir do radar, a informação oficial da localização do Pai Natal, enquanto este viajava pelo globo.

Todos os anos desde então, a NORAD tem cumprido escrupulosamente com o dever de reportar a localização do Pai Natal a 24 de dezembro, para milhões de crianças e famílias por todo o mundo, que perguntam por onde andará.

Cor. Harry Shoup   Foto: USAF
Shoup faleceu em 2009 com 92 anos, mas a sua inspiração na
quele momento, de vestir a pele de Pai Natal continua viva e os seus sucessores na defesa aérea do país, dizem-se honrados em fazer parte da tradição natalícia. "Este é o meu primeiro Natal na Unidade (NORAD) e a primeira vez que posso ajudar o Pai Natal  de um modo direto, assegurando o sucesso da sua missão" disse o 2SAR Christopher Watkins, controlador da 176º Esquadra de Defesa Aérea. "Estou contente por fazer parte desta importante missão e desejo ao Pai Natal um voo seguro e Boa Sorte".

Quando não estão a monitorizar o Pai Natal, a NORAD, fornece alerta permanente relativamente a ataques aéreos à região, mantendo controlo do espaço aéreo, soberania aérea em tempo de paz e fornecendo medidas apropriadas relatiavamente a ações hostis.

Um elemento canadiano do sistema de defesa aérea da América do Norte da atualidade   Foto: John Gordinier/USAF




Desde os primeiros tempos e da simples chamada telefónica, a missão de seguir o Pai Natal, evoluiu bastante tecnologicamente. Crianças de todas as idades interessadas em seguir o Pai Natal, podem agora fazê-lo em tempo real no sítio www.noradsanta.org

Existe ainda a página de Facebook   www.facebook.com/noradsanta, podendo também ser seguido no Twitter @NoradSanta

Fonte: USAF
Tradução e adaptação: Pássaro de Ferro

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>