Parelha de aviões EA-6B Prowler, devidamente "cobertos" por 3 F/A-18 - Foto: Andrew K. Haller/U.S. Navy
Depois desta edição dedicada ao A-6 Intruder, impunha-se a sequela. Sobre o EA-6B Prowler.
É mais um daqueles aviões que se revela fundamental nas operações aéreas, sobretudo a partir dos porta-aviões Norte-Americanos, em conjugação com os A-6, F-14 e depois do abate destas frotas, com o F/A-18. Mas estes aparelhos operam em conjugação, também com a U.S Air Force, U.S. Army e U. S. Marine Corps.
Duas imagens do EA-6B Prowler obtidas pelo Paulo Mata a bordo do CVN-65, o mítico USS Enterprise, na sua passagem por Lisboa, o ano passado.
Duas imagens do EA-6B Prowler obtidas pelo Paulo Mata a bordo do CVN-65, o mítico USS Enterprise, na sua passagem por Lisboa, o ano passado.
Já entraram em combate, digamos, em diversas intervenções dos Estados Unidos em várias zonas de conflito, com destaque evidente para a primeira "Tempestade no Deserto", em 1991, onde obtiveram uma notável taxa de eficácia, fosse nas interferências típicas da "guerra eletrónica", fosse na anulação, através de disparo dos mísseis AGM-88 HARM, de defesas aéreas inimigas.
A sua operação teve início em 1971 e terá sido a primeira aeronave tipicamente de "guerra eletrónica" da Marinha Americana. Está a ser substituído, gradualmente pelo EA-18G Growler.
Contudo, sobre este avião, retenho as evidências com esta música de uma banda mítica, quanto mais não seja pelo seu título.
Música dos aviões ou... aviões com música!


11:55
António Luís


.jpg)
Posted in:
0 Comentários:
Enviar um comentário