terça-feira, 29 de maio de 2007

O BELO E O MONSTRO



Foto: Eric Coeckelberghs

Estava eu a pesquisar na net fotos dos “nossos” A-7 (actividade comum em mim, de resto), quando me deparo com uma foto do TA-TP 5546, ainda com a camuflagem original. Esta foto, foi tirada em Chievres, Bélgica em Julho de 1986.

O que me chamou mais a atenção no entanto, além de ter a particularidade de que o 5546 seguramente ainda “cheirava a novo”, é a cauda de um F-111E de Upper Heyford (base inglesa que albergava aviões das USAFE, actualmente desactivada) que se encontra em segundo plano.


Para os que se recordarão, em Abril de 1986, portanto escassos 3 meses antes, estes mesmos aviões enviaram uma mensagem explícita de Ronald Reagan a Muhamar Khadaffi, em forma de bombas bem no centro de Tripoli, na operação denominada “El Dorado Canyon”.

Já na altura a quimera americana era o combate ao terrorismo, então como represália a uma bomba colocada numa discoteca berlinense, frequentada por soldados americanos.

Curiosamente, 21 anos depois o mesmo problema ainda persiste, com novas caras, novas formas, novos países.

Talvez porque a solução tentada foi sempre a mesma.

A propósito, o belo é o TA-7, o monstro é o F-111.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

AGRADECIMENTO

Agradeço, mais uma vez, ao Jorge "Nuvem Negra 21" Ruivo a foto que encabeça o "Pássaro de Ferro", que já foi publicada aqui.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

VÍDEO

F-16A 15115 - Foto: Jorge "Nuvem Negra 21" Ruivo


Chamo a atenção dos visitantes do Pássaro de Ferro para a janela ao lado.
Experimentem espreitar um muito interessante vídeo de F-16, captado em Monte Real, onde o característico silvo do P&W F-100 P-220E se ouve em todo o seu explendor.
Agradeço ao seu autor (e meu amigo) JPS, a autorização concedida para a sua publicação.
Enjoy it!

segunda-feira, 21 de maio de 2007

SAUDADES DO SLUF





Três fotos em sequência, da chegada de uma missão de ataque ao solo do LTV A-7P Corsair II 15119, tripulado pelo então Cap Pilav João Caldas, algures em Julho de 1998.

terça-feira, 15 de maio de 2007

UM ANO

F-16A s/n 15104


O "Pássaro de Ferro" completa hoje um ano de "operações".
Foram voadas 84 missões, quase 7 mil visitas voaram com ele e mais de 15 mil páginas de histórias e memórias foram consultadas.
A todos os que o fazem voar, colaboradores e leitores, o meu muito obrigado!


O Comandante do Pássaro.

António "Sniper 04" Luís

domingo, 13 de maio de 2007

PÁSSARO DE FERRO EM MLU - II

O Pássaro de Ferro completa no próximo dia 15, terça-feira, 1 ano de existência.
A partir de hoje, sofre mais um pequeno upgrade. Aqui ao lado, surgirão, na medida do possível, imagens (em vídeo), obviamente sobre aviões.
Para inaugurar, um pequeno vídeo, da autoria de "Lusorock" e que mostra as operações de F-16 da FAP em Monte Real.

terça-feira, 8 de maio de 2007

A-7P EM CAP SOBRE COIMBRA

Se a memória não me falha, fará hoje 18 anos que, em pleno dia do cortejo da "Queima das Fitas" aqui em Coimbra, estava eu no meio da multidão, observando o cortejo quando, por volta das 15h um A-7P iniciou uma série de manobras que, analisadas a esta distância, eram puro CAP (Combat Air Patrol).
Ora, a partir desse momento e durante cerca de 15 a 20 minutos, os meus olhos cravaram-se no céu, borrifando-se, obviamente, para o cortejo.
O Corsair II evoluia em circulos e a sua trajectória incluia algumas descidas e subidas, algures entre os 3 e os 6 mil pés.
Como está bom de ver, as pessoas à minha volta comentavam tão invulgar acontecimento.
O ruído do cortejo era abafado pelo rugir do TF-30 do A-7P e ouvia-se de tudo...
Retenho um comentário de uma espectadora do cortejo que achei particularmente imaginativo. Dizia ela que o avião andava a tirar fotografias ao cortejo e que, daí a uns dias, as fotos poderiam ser vistas numa das casas de fotografia da baixa de Coimbra.
Eu, naquela altura com 20 anos, não contive um sorriso de "espanto", tudo isto enquanto observava extasiado a evolução do Corsair II.
-
Crédito das fotos: Esquerda - Ian Powell; Direita - Paulo Mata,

sábado, 5 de maio de 2007

Memória do tempo

Já lá vai muito tempo desde que dois Mirages IIIs argentinos entraram em confronto com dois Sea Harriers britânicos sobre os céus escuros do Atlântico Sul. Mas é um combate que me salta agora à memória. Não só minha, mas de todos que estiveram naquela guerra há 25 anos. Há poucos dias um Mirage III despenhou-se justamente na comemoração do aniversário da guerra.

terça-feira, 1 de maio de 2007

O MEU "PROBLEMA" COM O NORATLAS

Crédito da imagem: aqui


Tenho uma familiar que foi militar da Força Aérea, no tempo da guerra no ultramar.
Sendo ele sabedor da minha paixão pelos aviões, um dia, na sequência de uma conversa, obviamente sobre aviões, achou por bem contar-me uma história sobre um certo avião da FAP que fez história no ultramar.
Eu era petiz, rapazote para uns 8 ou 9 anos, em pleno final da década de 70 e tudo o que fossem histórias sobre aviões, faziam-me saltar os olhos das órbitas.
Ora, essa história contava que existia um avião grande, que transportava tropas e carga para as operações militares. O desenho do avião era, dizia ele, esquisito, já que das asas saíam umas "coisas" para trás, onde depois havia uma "asa mais pequena".
Não sabendo ele dizer-me o nome real do avião, sabia, como muitos militares da época, que ele tinha uma alcunha... O "Barriga de Ginguba".
Bom, aquilo pouco me dizia. O que eu queria era saber o o nome a "sério" do avião.
Pouco tempo depois, consegui saber que o "Nord Aviation 2501/2502" era o tal "Barriga de Ginguba".
Mas o caricato da história é que, durante algum tempo, eu não consegui reproduzir o "Barriga de Ginguba". Dizia coisas como "Barriga de Chimpalim" ou "Barriga de Chipuma", tanto quanto me lembro.
Só uns anos mais tarde, depois de familiarizar com a terminologia ultramarina/africana e depois de ter lido algumas vezes algo sobre o Noratlas é que, feliz e satisfeito, consegui pronunciar "Barriga de Ginguba".

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>