sexta-feira, 8 de abril de 2022

HH-60W JOLLY GREEN II - Os Novos Helicópteros de CSAR da USAF [M2313 - 30/2022]

O primeiro HH-60W Jolly Green II a ser entregue à US Air Force (Foto: Lockheed Martin)

Numa altura em que tanto se fala da aquisição de novos helicópteros para as Forças Armadas Portuguesas com a função de evacuação e resgate, para os quais se prevê um investimento de 53M EUR, a Força Aérea dos Estados Unidos da América (USAF – United States Air Force) tem, aos poucos, revelado vários pormenores interessantes sobre o seu mais recente programa para a sua frota de Combat Rescue Helicopters (CRH), o HH-60W Jolly Green II.  

A 18 de maio de 2021, a Sikorsky (empresa da Lockheed Martin desde 2015) entregou o primeiro helicóptero de resgate em combate HH-60W Jolly Green II à USAF. 

Este foi o primeiro Jolly Green II a ser entregue como parte de 10 aeronaves incluídas no 1º lote do contrato Low Rate Initial Production (LRIP), que foi assinado em 2019. Entretanto, outro lote para mais 12 aeronaves foi já assinado em 2020.

Surgiram entretanto na internet várias fotografias dos testes efetuados aos HH-60W. A 19 de março de 2020 podemos observar os novos Helicópteros numa câmara de congelação no Laboratório McKinley Climatic Lab da Base Aérea de Eglin, Flórida. A USAF reporta que durante um mês de testes, os Jolly Green II passaram por várias condições inóspitas, tal como como chuva torrencial (492 l/min), ventos de 72Km/h e picos de temperatura entre os 49ºC e os -51ºC. 

Testes numa câmara de congelação (Foto: USAF/Samuel King Jr.)

Testes de chuva (Foto: USAF/Samuel King Jr.)

Testes de calor (Foto: USAF/Samuel King Jr.)

Os testes avaliaram como se comportaria a aeronave, instrumentos, eletrónica e tripulação em condições extremas, simulando assim a capacidade operacional desta frota, em todos os cenários possíveis. 

Os HH-60W Jolly Green II aumentam o raio de ação, letalidade e capacidade de sobrevivência, oferecendo um conjunto de avanços tecnológicos para maior segurança e fiabilidade das missões, particularmente em ambientes de alta ameaça. 

 External gun mount system com Metralhadoras .50cal e Rockets 70mm  (Foto: CFD International)

Estas aeronaves irão substituir os HH-60G Pave Hawk existentes. No entanto irão manter em uso o sistema de armamento que já era utilizado e que é muito interessante, pois permite a fácil reconfiguração do helicóptero, consoante a ameaça e o tipo de poder de fogo pretendido. O EGMS - External Gun Mount System, produzido pela empresa Norte Americana CFD International e usado desde 2003, é um sistema que é completamente externo à aeronave, tornando-a mais segura, permitindo libertar espaço interior e podendo inclusive voar com portas e janelas fechadas. Este sistema além de poder ser desmontado facilmente e usado noutra aeronave, também permite reconfigurações que vão desde simples metralhadoras em 7,62x51mm até às mais pesadas .50Cal, e com a adição de um 14-inch NATO Bomb Rack, pode transportar qualquer sistema de armas compatível com essa montagem, como por exemplo pods para Rockets de 70mm ou até misseis HellFire.

External gun mount system com Minigun da Profense e Misseis Hellfire (Foto: Arista Aviation)

Sem dúvida, são helicópteros impressionantes que aumentarão ainda mais a capacidade de resgate em combate que a USAF já possui.  

Texto: Bryan Ferreira

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>