sexta-feira, 17 de abril de 2020

F-16 DA FAP PARTICIPAM NOS PRIMEIROS REABASTECIMENTOS AÉREOS AUTOMÁTICOS [M2121 – 39/2020]


Imagem do F-16 da FAP no sistema de monitorização do reabastecimento do A330 MRTT      Foto: Airbus 

No seguimento do que vem sendo o protocolo de cooperação da Força Aérea Portuguesa (FAP), para a realização de testes de desenvolvimento e certificação das aeronaves de reabastecimento aéreo da Airbus, mais uma vez aeronaves da FAP participaram num marco importante, no desenvolvimento da nova tecnologia de reabastecimento aéreo automático.

Com efeito, a Airbus anunciou esta sexta-feira 17 de Abril de 2020, ter alcançado a primeira operação totalmente automática de reabastecimento ar-a-ar (A3R) com um sistema de lança. A campanha de testes de voo, realizada no início do ano sobre o Oceano Atlântico, envolveu uma aeronave de teste da Airbus equipada com a solução Airbus A3R e caças F-16 da Força Aérea Portuguesa, actuando como receptores.

Depois de ter realizado com sucesso os primeiros contactos com este sistema em 2017, também com a colaboração da FAP,  este novo marco faz parte da fase de industrialização dos sistemas A3R, antes de sua implementação no desenvolvimento do avião-tanque A330 MRTT.

A campanha alcançou um total de 45 horas de teste em voo e 120 contactos secos [NR: sem transferência de combustível] com o sistema A3R, cobrindo todos os limites de operação de reabastecimento aéreo, uma vez que o F-16 e o ​​A330 MRTT consolidam a maturidade e as capacidades desta fase de desenvolvimento do programa. A fase de certificação começará em 2021.



Didier Plantecoste, chefe do programa de reabastecedores e derivados da Airbus, disse: “A conquista deste marco importante, para o programa A3R, mostra o excelente progresso do programa de desenvolvimento do A330 MRTT e mais uma vez, confirma que nosso avião-tanque é a referência mundial, para operações de reabastecimento actuais e futuras. Os nossos agradecimentos especiais à Força Aérea Portuguesa pelo seu apoio contínuo e ajuda neste desenvolvimento crucial ”.

O sistema A3R não requer nenhum equipamento adicional na aeronave receptora e visa reduzir a carga de trabalho do operador de reabastecimento aéreo (ARO), melhorar a segurança e optimizar a taxa de transferência nos reabastecimentos ar-ar, em condições operacionais, ajudando a maximizar a superioridade aérea. O objectivo do sistema A3R é desenvolver tecnologias que atinjam recursos totalmente autónomos.

Fotos da operação no Instragram da Esquadra 201 - Falcões:


Uma vez activado o sistema pelo ARO, o A3R controla a lança (boom) automaticamente e mantém o alinhamento entre a ponta da lança e o receptáculo, com precisão de alguns centímetros; o alinhamento adequado e a estabilidade do receptor são verificados em tempo real, para manter uma distância segura entre a lança e o receptor e também para determinar o momento ideal para estender a ponta telescópica, para realizar a conexão com o receptor. Nesse ponto, a transferência de combustível é iniciada, para encher a aeronave receptora e, uma vez concluída e a desconexão ordenada, a lança é afastada do receptor, retraindo a ponta telescópica e afastando a lança para manter uma distância de separação segura. Durante esse processo, o ARO simplesmente monitoriza a operação.



2 Comentários:

Unknown disse...

Com a tal falada nacionalização da TAP, que tal desviar uns 2 A330 e converter-los em MRTT.

Anónimo disse...

So que os A330 não são da Tap

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>