sábado, 3 de novembro de 2018

Um lugar de memória, em Cascais ... (M2007 - 67/2018)


Arrisco algumas linhas acerca de um local de interesse aeronáutico que existe em Areia,  Cascais e, sem o intuito de aprofundar o assunto, já extensamente escalpelizado em diversas publicações, atrevo-me a dizer que este é possivelmente um dos locais mais importantes da história recente de Espanha, pois não fora o acidente aéreo ali ocorrido em 20 de Julho de 1936, não teria sido Francisco Franco a escrever a história da Espanha até aos nossos dias.

 

Quem passa por aqui, pouco ou nada diz este monumento, e um pouco à boa maneira portuguesa, o mais certo é injuriarem a mãe de quem o plantou no meio da rua(!), já que este está numa estrada um pouco estreita e onde todos têm de se desviar dele para passar. É possível que a rua esteja mal construída, mas este monumento já cá está há quase 50 anos e marca o local de um acidente aéreo ocorrido a 20 de Julho de 1936, onde perdeu a vida o General Sanjurjo. 



General José Sanjurjo Sacanell (1872-1936).


Fazendo fé nas muitas fontes consultadas temos de voltar atrás no tempo para, em muito poucas linhas, falar um pouco de quem era e o que fazia por Portugal, o General Sanjurjo. 
O General José Sanjurjo Sacanell, foi um oficial com carreira extensa, que se notabilizou no reinado de Afonso XIII de Espanha, que lhe conferiu o título de Marquês de Rife, pelo seu papel na guerra de Rife (1909). No seu percurso militar, desempenhou diversos cargos durante a monarquia, na Ditadura de Primo Rivera, e na Segunda República. Divergências com este último regime e a sua participação como protagonista no golpe de estado falhado de 1932 (La Sanjurjada), foi condenado à morte, conseguindo posteriormente ver a sua pena comutada para um exílio em Portugal.
Com um conjunto de outros generais também no exílio, arquitectam um novo golpe de estado, iniciado a 17 de Julho de 1936, golpe esse que antecede a Guerra Civil Espanhola, sendo neste contexto o Gen. Sanjurjo o líder incontestado de todas as facções políticas e por isso, naturalmente o seu líder. 
Foi adquirido um avião, para que em segredo o Gen. Sanjurjo seguisse do seu exílio no Estoril, até Burgos, onde iria comandar as forças revolucionárias. Mas com a sua morte neste acidente aéreo, e com o número dois do movimento, o Gen. Emilio Mola, que também vem a perecer num acidente aéreo, torna-se consequentemente o Gen. Francisco Franco o líder da revolução e mais tarde o novo “caudillo” de Espanha.




O aparelho, um De Havilland DH.80A Puss Moth, de registo EC-VAA, foi adquirido em Inglaterra alguns dias antes do voo, pelo jornal espanhol ABC, com objectivo de proceder ao transporte dos responsáveis máximos das forças revolucionárias para Espanha. 
O piloto, Juan António Ansaldo, descola de Croydon a 11 de Julho, escalando Bordéus, Biarritz, Porto e Lisboa, onde chega na manhã desse dia. A bordo vinha Luís António Bolin, responsável pelo jornal ABC em Londres, e que é encarregado de convidar Sanjurjo para encabeçar o movimento e disponibilizando o avião par ao levar a Burgos. 
Três dias depois o avião chega a Gando na Gran Canária, com escalas em Casablanca, e o Cabo Yubi no Sahara espanhol, com o objectivo de clandestinamente trazer Franco para Tetuán, para encabeçar as forças revoltosas aí baseadas, onde chega a 19 de Julho.
Ansaldo parte para Santa Cruz, em Torres Vedras, onde chega a 20 de Julho, de onde seguiu para Alverca, para ser reabastecido, seguindo depois para uma pista improvisada no “Campo das Marinhas”, em Cascais, para o voo para Burgos.

Sobre o acidente há várias opiniões, sendo que algumas não descuram de todo a hipótese de sabotagem. De todo o modo, o aparelho, descolou na tarde de dia 20 dessa pista improvisada no hipódromo que existia perto da Boca do Inferno, o tal “Campo das Marinhas”. 
Por ir demasiado carregado [1] o piloto não conseguiu que o avião alcançasse a velocidade e altitude necessárias, terá embatido na copa das árvores que ladeavam a pista [2], o piloto ainda tentou a aterragem mas, despenhou-se o aparelho logo de seguida num campo de cultivo onde terão batido contra um muro. Aquando do violento embate, o piloto foi projectado para fora do avião, ficando o Gen. Sanjurjo preso no interior do aparelho, vindo a perder a vida por força dos ferimentos causados no impacto.




Inaugurado em 20 de Julho de 1961 este memorial, erigido por um grupo de companheiros de armas do Gen. Sanjurjo e do movimento revolucionário, constitui-se num memorial que, não sendo monumental ou imponente (por certo por imposição do regime), chega a ser ridiculamente simples, ainda que com forte carga simbólica.



Coordenadas: 38°43'3.48"N     9°27'36.61"W



Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de aviação

Nota: o autor escreve na grafia antiga por opção.


Agradecimentos:
Paulo Bandeira; Fernando Moreira; e Sérgio Couto


Outras notas:

[1] – é referido em várias fontes que o Gen. Sanjurjo era um homem vaidoso, e que, para além do peso do piloto e do passageiro, mais o combustível, o Gen. levava uma quantidade exagerada de roupa (fardamento) e algumas armas. Quando confrontado pelo piloto pelo peso excessivo da sua bagagem este terá respondido que necessitava de usar roupa apropriada como o novo “caudillo” de Espanha.

[2] – algumas fontes, citando o piloto referem que um “forte torrão” ou uma cova provocaram danos no hélice e que teria sido essa a causa do acidente.


Fontes/referências:

Aerohispanoblog   http://www.aerohispanoblog.com/aviones-que-cambiaron-el-curso-de-la-guerra-civil-espanola-el-accidente-del-general-sanjurjo/

Aeropinakes: https://aeropinakes.com/wordpress/reader/aviones-y-telefonos-transporte-y-comunicaciones-para-un-golpe-de-estado/

António J. de Oliveira https://ajoliveira.com/ajoliveira/pt/history/sjurjo.php
Aterrem em Portugal / Carlos Guerreiro  http://aterrememportugal.blogspot.com/2016/04/estoril-relembra-morte-do-general.html 
Biografías y Vidas  https://www.biografiasyvidas.com/biografia/s/sanjurjo.htm
Confilegal   https://confilegal.com/20180818-sanjurjo-hombre-pudo-franco-fue-condenado-golpe-estado-fallido-1932/

El Mundo   http://www.elmundo.es/la-aventura-de-la-historia/2016/09/01/57c82394268e3ee3098b45c7.html
http://www.elmundo.es/espana/2018/07/02/5b3a4147268e3e65048b46e2.html

El Pais  https://elpais.com/politica/2017/04/21/actualidad/1492793529_804189.html 
FIDEUS REPUBLICANS  https://www.fideus.com/biografiesF%20-%20sanjurjo.htm
Historialia   http://www.historialia.com/detalle/395/general-sanjurjo-golpista-frustrado
Malomil   http://malomil.blogspot.com/2013/10/o-monumento-sanjurjo-em-cascais.html

Nubenluz https://www.nubeluz.es/franquismo/sanjurjo.html

RTP https://www.rtp.pt/noticias/mundo/historia-e-ficcao-do-fim-de-sanjurjo-o-ditador-espanhol-que-nao-chegou-a-se-lo_n851097
Vedrografias: http://vedrografias2.blogspot.com/2015/06/o-aviao-de-sanjurjo-em-santa-cruz-novas.html

Wikipédia  https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Sanjurjo

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>