terça-feira, 19 de agosto de 2014

Os Segredos da Operação Vagô - O desvio do avião da TAP e a acção da Força Aérea

No dia 10 de Novembro de 1961, um avião Lockheed Super Constellation da TAP, que fazia a linha aérea Casablanca-Lisboa, é sequestrado em pleno voo por um grupo de opositores ao regime de Salazar liderado por Palma Inácio. O objectivo de Palma Inácio era usar o avião para lançar panfletos de carácter político sobre Lisboa e outras cidades portuguesas.

Voando a baixa altitude, o avião larga através de uma janela de emergência, milhares de panfletos, contra o regime de Salazar, sobre Lisboa, Barreiro, Setúbal, Beja e Faro e regressa a Marrocos aterrando em Tânger. Alertadas as autoridades portuguesas, dois caças F-86 descolam de Monte Real, pilotados pelos sargentos Pombo Rodrigues e Pereira Clemente, com o objectivo de interceptar o avião da TAP.

Diz-se por aí, que tinham ordens para abater o avião sequestrado. João Tavares, do Correio da Manhã, contava a história em Setembro de 2002 da seguinte forma: “No entanto, os seis revolucionários, bem como os restantes ocupantes do avião, viveram momentos de angústia quando dois caças Sabre, que haviam levantado voo da base de Montreal, foram avistados. Algum tempo depois de o sequestro ter terminado, um piloto de um dos Sabre confessou ao comandante Sequeira Marcelino da TAP, que tinham ordens do general Gomes Araújo, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, para abater o Super Constellation caso este não aterrasse em solo luso. Para alívio de todos, os pilotos dos caças avistaram o avião da TAP mas não o quiseram abater.”

Ora, a verdade é que este relato de João Tavares é falso. Em primeiro lugar, os F-86 não encontraram o avião sequestrado. Em segundo, os pilotos não tinham ordens nenhumas para abater o avião e, se algum dos pilotos disse isso, faltou à verdade. As ordens que tinham era por meios pacíficos tentarem fazer que o avião aterrasse em Portugal e, no caso, do avião não obedecer deviam aguardar ordens.


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>