terça-feira, 14 de junho de 2011

Atlantique para Portugal? (M511 - 2JM/2011)



Projectado nos anos 50 para ser o novo avião de reconhecimento marítimo da NATO, o Atlantique nunca teve a projecção do P-3 Orion, mas sempre foi uma boa alternativa ao avião americano. O que eu não sabia é que Portugal tinha tentando comprar o Atlantique em meados dos anos 60, mas que o negócio seria bloqueado pelos EUA e pela Alemanha. Descobri há pouco tempo uma referência a este episódio numa comunicação de Junho de 1965, entre a embaixada alemã em Paris e o Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bona, onde é claramente dito que a França queria vender o avião, mas que vários países se opuseram, entre os quais, EUA e Alemanha. Um caso interessante a que vou dedicar alguma atenção nos próximos tempos.


5 Comentários:

Paulo Mata disse...

Estranha é aposição da Alemanha neste caso, que durante a guerra de África se fartou de vender material para cá... quereriam eles vender outros aviões em vez dos Atlantiques?

Corsário de Segunda disse...

Boa!
Desconhecia esta preciosidade. Sei que, ao longo de muitos anos fomos recebendo, quer em demosntrações promovidas pelos fabricantes, quer para poderem ser avaliadas por nós, fiversos tipos de aeronaves. Era bom poder recontar esses pequenos pedaços da N. História. Cá fico à espera de novos desenvolvimentos deste Atlantique Português ... Bom regresso do José Matos!
Rui Ferreira
"5513"

Corsário de Segunda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Corsário de Segunda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jose Matos disse...

Olá amigos

A posição alemã é de facto muito estranha, pois em teoria não deviam estar contra...pois venderam os Fiat G.91 e outro material...por isso é que quero investigar o tema mais a fundo a ver se consigo perceber que raio de história foi esta..

Um abraço

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>