terça-feira, 17 de julho de 2018

CRÓNICA DE FÉRIAS (M1986 - 46/2018)



Confesso que não faço planos de férias tendo sempre em mente os Pássaros de Ferro, por isso e por comer muito queijo, e portanto ficar esquecido das coisas, passo muitas vezes ao lado dos sítios de aviação sem lhes dar a devida atenção. Este tem sido o caso de Tavira, onde já passei inúmeras vezes férias, e tenho por “sítios de aviação” as conversas de esplanada com os dois amigos que lá vivem, e o Aeródromo de Tavira, nome pomposo para um campo de ervas daninhas que conheceu poucos aviões.
No período de férias que passei por lá, recentemente, e num dia qualquer que não sei precisar, fui dar um giro ao centro, qual turista, de máquina fotográfica em riste, assente na “almofadinha do amor”, a disparar a torto e a direito para os monumentos e curiosidades várias, eis se não quando, passei pela Casa de Fotografia Andrade, e decidi entrar para fazer uma pergunta:

-- haverá fotografias do avião que nos anos 40 aterrou ali para as bandas da praia
de Sta. Luzia?

A resposta foi por demais animadora, mais ainda porque prontamente me mostraram a dita… fotografia, feita pelo avô do Sr. Luís Andrade, também ele fotógrafo e proprietário da casa. A fotografia que procurava, está acessível para visionamento de todos, já que integra um espaço magnífico, de sua criação, um museu da fotografia, onde se pode encontrar uma pequena amostra do espólio de mais de 120 anos desta casa na fotografia da cidade e da região. Na exposição é possível ainda ver uma outra foto, de um avião que se despenhou nas salinas de Tavira, por altura da guerra civil de Espanha, mas que não consegui identificar.
O espólio constante da exposição, e muito outro, encontra-se compilado em livro, que aliás o Sr. Luís Andrade com muito orgulho me mostrou, e nele consta ainda uma terceira foto, de um aparelho que, no período da 2ª Grande Guerra, se despenhou em Moncarapacho.
Conversamos um pouco sobre fotografia, direitos de autor e tudo mais, justificando-me o porquê de não me vender as fotos, o que compreendi. Bem sei o que é ver fotos em livros e na internet sem dizer: água vai…

A aeronave visada na foto que procurava é, a que, devido ao mau tempo que se fazia sentir, aterrou de emergência na praia de Santa Luzia a 27 de Agosto de 1942. Um Vickers Wellington Mk.I C (reg. HD967) da RAF (10th ADU), que provinha de Portreath, na Cornualha (Inglaterra) rumo a Gibraltar. Todos os 6 tripulantes saíram ilesos e o aparelho foi integrado na Aeronáutica Militar [1].

Quanto às demais aeronaves, e com muita pena minha, não me foi possível saber as datas concretas das mesmas, nem consegui tão pouco distinguir pelas imagens quais seriam.

Naturalmente, e como não queria deixar de ofertar aos meus caros leitores Pássaro-Ferrosianos uma fotografia, de motivo, digamos … aeronáutico, segue a foto abaixo, durante a longa e árdua tarefa de rascunhar a presente posta …


Rui Ferreira
Entusiasta de Aviação




Nota do autor: 
O autor deseja tornar público o seu agradecimento ao Sr. Luís Andrade (Casa Fotografia Andrade), pela simpatia e disponibilidade com que me recebeu e pelos esclarecimentos que me facultou.

Fontes:
[1] – José Augusto Rodrigues autor das três edições em livro, revistas e já muito alteradas do “Batalha de Aljezur” (1988 1988 1988);


Outras fontes:

Museu - http://barlavento.pt/destaque/familia-andrade-oferece-museu-de-fotografia-a-tavira


Livro - http://barlavento.pt/destaque/os-andrade-fotografos-de-tavira-imortalizados-em-livro


0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>