terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

KC-390 NO ABASTECIMENTO DE OXIGÉNIO A MANAUS [M2218 - 5/2021]

O transporte do depósito de oxigénio de grandes dimensões no KC-390      Foto: FAB

Um dos KC-390 Millenium da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou um depósito com grande capacidade de oxigénio líquido de Belém, no Pará, para Manaus, no Amazonas, Brasil, nesta segunda-feira 2 de fevereiro de 2021. 

O equipamento pesava cerca de 17 toneladas, para um volume de 6047 m³ de oxigénio líquido. Com as perdas consideradas no transporte, o oxigénio assim disponibilizado aos hospitais é capaz de abastecer cerca de 580 garrafas de oxigénio de tamanho padrão.

Trata-se de um voo inédito, realizado após testes, que permitiu o transporte de um grande volume num curto espaço de tempo (cerca de duas horas de voo). Tal quantidade levaria aproximadamente seis dias para ser deslocada de embarcação. 

Após este primeiro voo, existe a previsão de dois voos diários para abastecer o estado do Amazonas com cerca de 15.000 litros de oxigénio líquido por dia. O transporte da carga foi realizado em parceria entre a FAB e a empresa White Martins. Esta ação faz parte de um universo de diversos esforços logísticos para auxiliar os pacientes deste estado brasileiro, bastante afetado pela pandemia de Covid-19. 

A FAB tem atualmente quatro KC-390 Millennnium operacionais, de um total de 28 encomendados. Portugal foi o segundo cliente do modelo, com cinco células encomendadas, e a primeira entrega prevista para 2023. A Hungria é para já o segundo país europeu e da NATO a optar pelo cargueiro militar da Embraer, com uma encomenda de dois aviões.





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>