quinta-feira, 30 de julho de 2020

F-16 DE SPANGDAHLEM COM NOVA "ROUPA" [M2164 – 82/2020]


Fotos: Boris Hermand


Aparentemente indiferente às notícias recentes, que dão conta da retirada de todos os caças da USAF de território alemão, envolvidos no programa anunciado pelo Pentágono, de redução de até 12.000 militares estadunidenses de terras germânicas, foi possível ver o primeiro F-16 de Spangdahlem com a pintura Have Glass V.

Foto: Boris Hermand

Esta pintura, destinada a reduzir a assinatura radar das aeronaves, tem vindo a ser implementada nas frotas F-16 da USAF e ANG, à medida que as células vão sendo submetidas a manutenção profunda.

F-16C n/c 960080 em Monte Real, ainda com a pintura "clássica" dos F-16 da USAF, em Fevereiro de 2019

A célula F-16C n/c 960080, que enverga a marca do 480FS (Warhawks), que estiveram em Portugal nos dois últimos anos em destacamento de treino em Monte Real, foi a primeira a receber a nova pintura, realizada nas instalações da SABCA, em Charleroi, Bélgica.

Após a pintura Have Glass V em Charleroi, Bélgica, 30 de Julho de 2020   Foto: Boris Hermand

Segundo informação recente e ainda não confirmada oficialmente, os F-16 do 480 FS deverão abandonar Spangdhalem e ser relocalizados em Aviano, Itália, onde se juntarão aos das esquadras 510 FS e 555 FS locais.

Os F-16 MLU da Força Aérea Portuguesa utilizam também tinta Have Glass, sendo contudo de geração II.

O brilho característico da pintura Have Glass II visível no dorso destes dois F-16AM da FAP



Agradecimentos: Boris Hermand




sábado, 18 de julho de 2020

P-3 EM ACÇÃO NOS ÚLTIMOS DIAS [M2163 – 81/2020]

P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601 da FAP

Os P-3C CUP+ Orion da Esquadra 601-Lobos, da Força Aérea Portuguesa, têm estado especialmente activos nos últimos dias em duas frentes.

Incluído na participação na Operação Sea Guardian assumida pelo Estado Português, um P-3C CUP+ foi empenhado no dia 16 de Julho, em mais uma missão em que foi patrulhada uma área com cerca de 410.000 Km2, num total de nove horas de voo. Foram realizados de mais de 4000 contactos, tendo sido identificadas três embarcações, possivelmente associadas a actividades ilícitas. As informações recolhidas foram comunicadas às agências de reporte pertencentes à NATO.


Imagens de embarcações suspeitas captadas a partir do P-3C da Esq.601      Fotos: Esq 601 via EMGFA

Esta operação conta com a participação de meios aéreos e de superfície da NATO, com a finalidade de patrulhar e de monitorizar o Mar Mediterrâneo. Destina-se a dissuadir, defender e proteger os Estados aliados contra ataques terroristas, monitorização de situações de narcotráfico, de imigração ilegal e de poluição marítima, de modo a promover a estabilidade e a segurança em todo o Mar Mediterrâneo.

Já a nível nacional, e respondendo a um apelo da Guarda Nacional Republicana ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, os "Lobos" estarão a colaborar na vigilância e prevenção de incêndios florestais, também com uma aeronave P-3C CUP+, com uma tripulação de 13 militares, durante a fase crítica de risco de incêndio, até domingo 19 de Julho.

Os Orion que equipam a Esquadra 601, apesar de serem aeronaves essencialmente de patrulhamento marítimo, possuem sensores de elevada capacidade, que podem ser empregues com grande utilidade na detecção e seguimento de incêndios florestais.


Imagens captadas com o sensor eletro-óptico do P-3C CUP+ da Esq. 601       Fotos: Esquadra 601 via MDN


As acções irão decorrer nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, com especial incidência nos locais sinalizados como de risco muito elevado de incêndio.

A célula 14810 é a que tem estado em actividade, podendo ser observada através do software de radar virtual, tendo sido aliás partilhada essa informação na rede social twitter, por alguns utilizadores:





quinta-feira, 16 de julho de 2020

LIVRO "RIO DOS BONS SINAIS" - Divulgação [M2162 – 80/2020]


Com cerca de 360 páginas e profusamente ilustrado, o livro intitulado "Rio dos Bons Sinais" é um testemunho sobre a vivência do autor nos últimos 50 anos do século passado.

Além de um excelente contador de histórias, Gabriel Cavaleiro é protagonista de uma vida extraordinária e ímpar, começando pela ida para Moçambique com 5 anos, onde aprendeu a ler e tirou o brevet, que lhe permitiu ser, aos 16 anos, o piloto mais novo a voar sozinho, sendo mais tarde topógrafo. Seguiu-se depois a Força Aérea, onde foi “Falcão” e voou em diversos aviões, incluindo os famosos F-86 com os quais ultrapassou a barreira de som. Combateu no Ultramar junto do lendário "Comandante Roxo", foi piloto e Comandante da TAP, tendo participado ativamente na ponte aérea Angola-Portugal e cujas histórias têm sido relatadas na TV, além de publicadas em diversas revistas e livros como o “SOS Angola”. É o caso da história sobre o «Resgate do Tenente Malaquias», no capítulo «Na Guerra do Ultramar 1967/1969» e com vários actos heróicos que marcaram a geração do Ultramar, que foi publicada em 10 páginas no n.º 52 da Revista da Associação da Força Aérea, assim como de outras duas entretanto publicadas nas últimas edições da mesma revista. Já no 60º aniversário da fundação da Esquadra 201, a Unidade da Base Aérea N.º 5 de Monte Real, em Leiria, reactivou a publicação da Revista KIAK, onde incluíram cinco das histórias do blogue.

"Rio dos Bons Sinais" reúne assim algumas das histórias mais pessoais de Gabriel Cavaleiro, contadas com a habitual vivacidade e humor que caracterizam o blogue com o mesmo nome, e que nos transportam para os locais e momentos retratados. Das memórias de infância às vivências da actualidade, é uma leitura repleta de episódios imprevisíveis e curiosos.

A reserva pode ser realizada através do preenchimento de um formulário muito simples, sem qualquer compromisso, através do link: https://forms.gle/byDFmksb3w1qKSEB9 ou enviando email para o endereço riobonssinais@gmail.com 

O preço anunciado é de 20,00€ acrescidos de portes de envio no valor de 5,00€ (Portugal Continental)


NOTA: O Pássaro de Ferro não tem qualquer relação com o autor ou a comercialização do livro



quarta-feira, 15 de julho de 2020

14 DE JULHO - [M2161 – 79/2020]


O célebre 14 de julho - que assinala a "Tomada da Bastilha" - a data maior da França, costuma ser assinalada de diversas formas.
Uma das mais aguardadas é o tradicional desfile aéreo sobre os Campos Elísios, na capital francesa e que mostra aos franceses e ao mundo, o poderio aéreo de França.
Em termos de cor, é sempre a "Patrouille de France" que fica com as despesas principais.
Aqui ficam algumas imagens.


E uma rara visão noturna...

Créditos nas imagens.

sábado, 4 de julho de 2020

Apontamento fotográfico: Museu de Aviação de Gdynia (Polónia) [M2160 – 78/2020]



Há alguns anos, pedi a um Amigo, que ia em missão à Polónia, que tivesse oportunidade para se deslocar ao Museu Naval, em Gdynia, e por lá fazer alguns slides para a minha colecção.

O Museu da Marinha Polaca (Muzeum Marynarki Wojennej), em Gdynia, cujas origens remontam logo após a 2ª Grande Guerra, possuía à altura desta foto-reportagem, uma pequena colecção de aviões utilizados pela aviação naval polaca.

De acordo com a última edição do European Military Out Of Service (ed.2018), apenas refere três aparelhos, ainda que à data da visita, em 1999,  fossem os oito aparelhos que  lá se encontravam e aqui se apresentam (podem confirmar os dados na edição de 2011 do EMOOS).

Aqui fica a partilha.


Yakovlev Yak-9P nº2 (ex Polish Navy)

PZL-Mielec Lim-6bis nº316 (s/n 1F-0316) da Marinha Polaca

TS-11 nº414 (s/n 1H-0414)

Mikoyan-Gurevich MiG-21bis nº 8905 (s/n 75078905) com pintura especial.

Ilyushin IL-28R nº69 (s/n 41302) (ex Navy)

‘4028’ PZL-Swidnik SM-1Wb (real 4017, s/n 402017)

Míssil ”P-15 Termit”, utilizado pela classe de corvetas Tarantul.

Mil Mi-4ME nº1717 da Marinha Polaca (s/n 02177)




Rui “A-7” Ferreira
Entusiasta de Aviação

Agradecimentos -  ao Luís Laranjeira pela ajuda e pelas imagens!


ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>