domingo, 28 de outubro de 2007
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Biplanos míticos
quarta-feira, 24 de outubro de 2007 às 22:26
Fizeram história no seu tempo. Estiveram nos primórdios da aviação e durante vários anos dominaram os céus. Hoje são apenas uma memória do tempo. Mas lá os vamos lembrando como nesta colecção.

F-16 NO BÁLTICO
às 13:15
com os 3 depósitos auxiliares, preparando-se para a longa jornada.
Foto: (c) A. Luís
Não deixa de ser um impressivo sinal dos tempos a futura presença de 4 F-16 portugueses (2 da Esquadra 201- Falcões e 2 da Esquadra 301 - Jaguares) nos céus do Báltico, para assegurar a vigilância/alerta do espaço aéreo daquela zona.
Há 20 anos atrás, voar junto à "cortina de ferro" seria um cenário perfeitamente mirífico, que só seria equacionável numa mente fértil demais para aqueles tempos.
Volvido este tempo, as mudanças geo-estratégias e geo-políticas foram muitas, sendo que nem sempre é fácil discernir se foram sempre boas, face à realidade actual.
Mas o que ressalta da espuma dos dias, dos próximos dias, de 1 de Novembro a 15 de Dezembro, é a possibilidade de podermos ver em céus tão longínquos, as cores de Portugal e a cruz de cristo, prostradas no dorso e nas asas dos nossos "Falcões Lutadores", sobre um mar agitado, sobre terras frias e, a dada altura, cobertas com um branco manto de neve, numa cor que, deseja-se, signifique sempre paz!
sábado, 13 de outubro de 2007
SEMPRE O F-16
sábado, 13 de outubro de 2007 às 16:50

1- Aqui ao lado, um vídeo de 3 minutos e pouco, apresenta-nos um teste de motor num F-16 Holandês.
É notável a versatildade do motor e a sua espantosa potência. Ao vê-lo, apercebemo-nos da sua performance no ar, em plena acção, dando resposta aos "impulsos/ordens" do piloto.
Eu já tive o privilégio de estar numa situação idêntica à dos mecânicos assistentes, "demasiado" perto de um Full AB e digo-vos, é uma sensação absolutamente brutal...
2- A foto mostra-nos o F-16A (15117) da Esquadra 201 em full ab, num teste de motor, em mais uma estupenda fotografia do meu amigo Jorge "Nuvem Negra 21" Ruivo, a quem apresento os parabéns por mais uma bela fotografia.
Como costumo dizer, ele é "os nossos olhos" em Monte Real!
sábado, 6 de outubro de 2007
O F-111
sábado, 6 de outubro de 2007 às 12:29

Se há avião que associo aos escaldantes tempos da "guerra fria", o F-111 é, sem dúvida, o mestre dessas memórias.
Vi-o a primeira vez, ao vivo, no NTM87, na BA6 do Montijo.
O seu aspecto, parado, como a foto documenta, revela-nos um avião sombrio, próprio daqueles tempos. O seu ruído à descolagem, forte e abafado, transportáva-nos para aquilo para que foi concebido. Para lançar fortes ataques no solo de Leste.
Passados mais de 20 anos desde que o vi e toquei pela primeira vez, não posso deixar de reflectir na riqueza que, por aqules dias e certamente por pouco gloriosos motivos, os dias da aviação mostravam.
Havia aviões para tudo, todos diferentes, uns mais belos que outros, mas juntos tornavam mui diversa a panóplia estética da aviação militar.
Hoje, sem sabermos se o mundo está mais seguro do que nos tempos da guerra fria, temos uma paleta mais restrita, eventualmente mais eficaz, mas menos diversa na oferta.
O F-111 e o seu decano e o "fim" dos F-14 (que já aludi aqui no Pássaro de Ferro), provam que a aviação militar tende, como muitas coisas, para a formatação mais ou menos globalizada.
Ganhamos num lado, perdemos por outro.
ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS
-
A Embraer e a Força Aérea Portuguesa (FAP), comemoram hoje dois marcos importantes para os programas KC-390 Millennium e A-29N Super Tucano...
-
Modelo à escala natural do "Tempest", projeto GCAP de 6ª Geração O ministro da Defesa, Nuno Melo, afirmou em entrevista à CNN Po...
-
No passado domingo dia 20 de julho, no âmbito das comemorações dos 73 anos da arma aérea nacional, a Base Aérea nº 8, em Maceda, Ovar, abiu ...
-
A-29N Super Tucano nas cores portuguesas Ilustração: Embraer O Ministério da Defesa Nacional formalizou, por Despacho publicado esta se...
-
Falcon 50 da FAP na placa de estacionamento de aeronaves do atual AT1 em Figo Maduro Face às limitações estruturais do Aeroporto Humberto De...
CRÉDITOS
Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.