quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

ATIRADORES DO EXÉRCITO TREINAM EM AW119 KOALA DA FAP [M2217 - 4/2021]


O Exército Português divulgou ontem 26 de Janeiro de 2021, imagens de Atiradores Especiais de Cobertura a realizar treino a bordo de um helicóptero AW119 Koala da Esquadra 552 da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O treino faz parte da preparação da 9.ª Força Nacional Destacada para a República Centro-Africana (9FND/RCA), levado a cabo no Campo de Tiro de Alcochete.

Esta Força constituirá a Força de Reação Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA (MINUSCA) no 2.º semestre de 2021.


Participaram neste treino oito militares da 9FND/RCA,  AW119Mk.II Koala, um militar da equipa "Tactical Air Control Party" da FAP e, como observador, um militar do Núcleo de Operações Táticas de  Projeção da FAP.

Apesar da frota Koala da FAP não ter certificação militar, e portanto não poder ser utilizada em teatro de guerra real, já no pretérito ano de 2020 foi igualmente utilizada para a preparação da 8ª Força Nacional Destacada para a República Centro-Africana. Tal como vem sendo comentado, as forças portuguesas têm sido apoiadas na MINUSCA por helicópteros de vários países terceiros.

Apesar da frota EH101 Merlin da Esquadra 751 da FAP ter capacidade táctica, estes não têm sido opção para serem destacados na RCA. Está entretanto prevista a aquisição de "helicópteros de evacuação" na Lei da Programação Militar, mas não foi ainda lançado o respectivo concurso de compra.



0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>