quinta-feira, 28 de agosto de 2025

A-29N SUPER TUCANO PARA A FAP INICIAM TRAVESSIA DO ATLÂNTICO (atualizado 22h30 de 30 de agosto)


Dois dos três A-29N à partida em Recife

O lote com os três primeiros A-29N Super Tucano (matrículas temporárias PT-CXA, PT-CYV e PT-CVN) destinados à Força Aérea Portuguesa, iniciou a travessia do Atlântico na manhã de hoje.

PT-CXA em Recife       Fotos: Felipe Aviation

PT-CYV em Recife      Foto: José Ricardo Araújo

As aeronaves encontravam-se em Recife, Brasil, desde o final da tarde de dia 25, dia em que iniciaram o voo ferry desde Gavião Peixoto, no estado de S. Paulo.

Apesar de ter chegado esta manhã (28 de agosto) a Recife um P-3C Orion (n/c 14807) da Esquadra 601, para apoiar os  Super Tucano na travessia do Atlântico (comunicações, radar meteorológico, busca e salvamento, etc), estes descolaram previsivelmente rumo ao arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, ainda sem a ajuda do quadrimotor, que a eles deverá juntar-se mais tarde.

P-3C Orion dos Lobos em recife esta manhã   Foto: Felipe Aviation

Fazendo fé no que têm sido anteriores entregas e travessias do Super Tucano que impliquem voo transatlântico, a rota deverá incluir escala em Cabo Verde, antes de rumar a Portugal.

Uma dessas ocasiões foi a entrega dos Super Tucano às Filipinas em 2021, do qual o fabricante Embraer realizou um pequeno filme que abaixo apresentamos:

A chegada a Portugal dos primeiros três, de um contrato para o fornecimento de 12 A-29N Super Tucano está prevista para dia 30 de agosto, quando serão entregues à OGMA, para instalação de equipamentos NATO, antes de finalmente serem incorporados na FAP.

Atualização 17h30 de 28 de agosto de 2025

Vídeo da chegada das três aeronaves a Fernando de Noronha

Trio de A-29N Super Tucano em Fernando de Noronha

Foto: Canal Youtube  Papa Charlie Golf TV

Foto: @Diego Spotter


Atualização 10h30 29 de agosto de 2025

Descolagem do P-3 Orion n/c 14807 de Recife para reunir com os Super Tucano à passagem por Fernando de Noronha e dar início ao trajeto até Cabo Verde

Imagem: ADSB Exchange



Atualização 22h30 de 30 de Agosto de 2025

Imagens da escala dos Super Tucano no aeroporto Amílcar Cabral na ilha do Sal em Cabo Verde, onde pernoitaram de dia 29 para 30 de agosto, bem como o P-3 Orion dos "Lobos" que os apoiou na travessia do Atlântico.

Foto: Hedder
Foto: Hedder
Foto: Hedder
Foto: Hedder

Foto: Hedder

No dia 30 de agosto, os Super Tucano cumpriram o percurso entre a ilha do Sal e a Gran Canaria, onde realizaram mais uma escala, enquanto o P-3 prosseguiu para Beja.

A chegada dos monomotores a Portugal, está prevista finalmente para o dia 31 de agosto, após cumprir o último percurso entre a Gran Canária e  Alverca.





Agradecimentos: Valter Andrade, José Ricardo Araújo; Felipe Aviation ;
Papa Charlie Golf TV ; André Luiz ; Diego Spotter; Hedder 



terça-feira, 26 de agosto de 2025

FAP RECEBE TERCEIRO HERCULES MODERNIZADO

C-130H Hercules n/c 16803        Foto: FAP

A Força Aérea Portuguesa recebeu no dia a 14 de agosto, na Base Aérea N.º 6, no Montijo, a terceira aeronave C-130H (n/c 16803) submetida ao processo de modernização, no âmbito do programa de atualização dos aviónicos. 

A intervenção decorreu nas instalações da OGMA , em Alverca, e abrange um total de quatro aeronaves da frota C-130H da FAP. O processo inclui modificações estruturais e uma profunda renovação dos sistemas de navegação, comunicação e gestão de voo, com a integração de equipamentos que transformam o cockpit num ambiente compatível com os padrões mais avançados da aviação militar contemporânea.

Cockpit Flight2 da Collins Aerospace dos C-130H Hercules modernizados

A execução do programa tem contado com a colaboração direta de militares da Esquadra 501 que opera os aparelhos, da Esquadra de Manutenção C-130H, da Gestão do Sistema de Armas C-130H e da Autoridade Aeronáutica Nacional, assegurando a articulação técnica e operacional necessária à sua implementação.

Esta modernização insere-se no quadro do programa europeu SESAR – Single European Sky ATM Research –, que visa a adaptação das aeronaves às exigências atuais do espaço aéreo europeu. Entre os objetivos estão o reforço da segurança na circulação aérea, o aumento da capacidade de tráfego, a otimização das rotas de voo e a redução do impacto ambiental das operações.

Cofinanciado por fundos europeus, o projeto permite à Força Aérea manter a capacidade de resposta em missões nacionais e internacionais. 

Os C-130H desempenham funções críticas de transporte aéreo em operações militares e civis, bem como em ações de patrulhamento marítimo e de busca e salvamento. Recordamos ainda que o ministro da Defesa Nuno Melo anunciou recentemente a aquisição de dois sistemas de combate a incêndios MAFFS II, para utilização pela frota C-130.

Falta agora apenas assim, a modernização do 16805, para completar as modernizações da totalidade da frota C-130 da Esquadra 501.


domingo, 24 de agosto de 2025

AVEIRO AIR SHOW -2 ( a demo do FTG-337G)


Tal como referido na primeira parte da reportagem do Aveiro Air Show 2025, o "prato" principal era mesmo o regresso do FTB-337G aos céus de São Jacinto, quase duas décadas depois de ter sido retirado de serviço da Força Aérea Portuguesa, e da base de onde operou.

As imagens são desta vez do Rui Ferreira, que fez questão de registar em pormenor todos os momentos dessa demonstração, e aqui partilha connosco.














 E para terminar, um curto vídeo com o som inconfundível do "Puxa-empurra"...

...e o resumo da demo pela Aviação TV:





AVEIRO AIR SHOW -1 (com vídeo)

 

Pese embora a deficiente divulgação do Aveiro Air Show deste ano, quem se deslocou ao Cais da Rampa em São Jacinto, pelas 15h00 de sábado 23 de agosto, teve oportunidade de presenciar um espetáculo que trouxe a aviação a uma casa que tantos pilotos formou, primeiro para a Marinha e depois para a Força Aérea, e que agora sem aviação permanente, pertence ao Exército. Pelos céus da Baía de São Jacinto evoluíram assim Yak-52, Su-31, Extra 330, Citabria, Rutan Vari-Eze e RV 7.










Mas o prato forte era mesmo o C-337 (FTB-337G) pela ligação afetiva a São Jacinto, onde estiveram baseados, e que será alvo de um segundo artigo dedicado inteiramente à sua demonstração.



Vídeo da Aviação TV com resumo das exibições




Fotos: Santiago Anacleto




sábado, 23 de agosto de 2025

LYNX DA MARINHA REGRESSA DE MISSÃO NATO COM FRAGATA BARTOLOMEU DIAS

Foto: SMR Rodrigues

Foto: SMR Rodrigues

Realizou-se ontem, 22 de agosto de 2025, na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, a cerimónia que assinalou o regresso da fragata NRP Bartolomeu Dias, após 116 dias de missão no âmbito da NATO, que o Pássaro de Ferro oportunamente noticiou. A bordo seguiu o destacamento "Haddock", com um helicóptero Lynx Mk.95A (n/c 19201) da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha (EHM).

Foto: SMR Rodrigues

O navio da Marinha Portuguesa largou da Base Naval de Lisboa a 28 de abril, com destino ao mar Mediterrâneo, onde integrou a iniciativa European Carrier Group Interoperability Initiative, no âmbito da Operação HIGHMAST, e participou no exercício multinacional MEDITERRANEAN STRIKE 25 (MEDSTRIKE 25).

Posteriormente, o navio foi incorporado na Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1), no contexto da Operação Brilliante Shield. Esta força constitui uma das componentes permanentes da NATO (Standing Naval Forces – SNF) e apoia a vertente naval da Allied Reaction Force (ARF), força conjunta de elevada prontidão, responsável pela segurança na zona norte do oceano Atlântico.

Durante o destacamento, o navio visitou sete portos em seis países europeus: Itália, França, Finlândia, Suécia, Reino Unido, Noruega e Dinamarca.

NRP Bartolomeu Dias à largada do porto de Aberdeen, Reino Unido a 13 de Julho

A cerimónia foi presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante Pedro Sousa Costa, e contou com a presença de familiares dos militares embarcados. Na sua intervenção, o Vice-almirante destacou o elevado desempenho da fragata e da sua guarnição, sublinhando que “se distinguiram não apenas pela eficácia operacional, mas também pela capacidade de representar Portugal com dignidade e prestígio”. 

Foto: Marinha Portuguesa

Dirigindo-se diretamente à guarnição, o Vice-almirante Sousa Costa enalteceu o profissionalismo demonstrado ao longo da missão, afirmando que “a Marinha Portuguesa e as Forças Armadas foram, uma vez mais, honradas com o desempenho exemplar, que soube interagir com os nossos Aliados com elevação e profissionalismo”. 

O NRP Bartolomeu Dias e a guarnição composta por 169 militares foram comandados pelo Capitão-de-fragata Elias Cagarrinho.

Foto: SMR Rodrigues

O destacamento da EHM, que integrou a missão, contribuiu para a versatilidade e alcance das operações realizadas, ampliando a capacidade operacional da unidade naval ao longo da missão.

Quatro Lynx MK95A da EHM estão por isso agora de novo no Montijo, aguardando-se a entrega do quinto e último (n/c 19203) a ser submetido aos trabalhos de modernização para o padrão A, na Leonardo em Yeovil, Reino Unido.

Foto: SAJ ETC Barbosa


ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>