segunda-feira, 23 de outubro de 2023

ESQUADRA 751 COMPLETA CURSO HTIC 23 NA HUNGRIA [M2446 – 78/2023]

Foto: FAP
 A Esquadra 751 - Pumas, da Força Aérea Portuguesa, completou com sucesso o curso de instrutores de operações táticas em helicóptero, o Helicopter Tactics Instructor Course 2023 (HTIC), ministrado pela Agência de Defesa Europeia (EDA).

Segundo publicação na rede social Instagram da Esquadra 751, o curso HTIC 23 qualificou um total de seis instrutores, entre pilotos e tripulantes de cabine.

Com fase prática levada a cabo em Papa, na Hungria, entre 2 e 20 de Outubro, o HTIC é "o culminar de uma série de formações organizadas pela EDA, com o objetivo de dotar os países membros com conhecimento e capacidade para operar em conjunto com outros países, em diversos ambientes desafiadores," tal como pode ler-se na nota de imprensa publicada pela Força Aérea.

Foto: FAP

Desempenhando um papel crucial na formação das tripulações em geral e, em particular, de instrutores, para a utilização eficiente de helicópteros em operações táticas, o HTIC permite aos militares estarem preparados para participar em operações de contingência, segurança e defesa mútua, em conformidade com a Política Comum de Segurança e Defesa da Europa. Paralelamente, os militares que concluem com êxito o curso são internacionalmente reconhecidos como instrutores táticos, o que lhes permite formar futuras tripulações no seu país de origem e apoiar os programas do Helicopter Exercise Programme (HEP).

Foto: FAP

Desde 2021 que a Força Aérea tem destacado militares da Esquadra 751 para aquele curso, permitindo que os “Pumas” alcancem qualificações de Ouro, Prata ou Bronze. Esta será a primeira vez que um militar da Esquadra atingirá o nível de qualificação de Ouro, "o que reflete a capacidade e a dedicação para com o programa, dos militares nomeados" termina a  notícia da FAP.



domingo, 22 de outubro de 2023

ADEX 23 NA COREIA DO SUL [M2445 – 77/2023]

Patrulha sul-coreana "Black Eagles" em T-50

Terminou hoje 22 de Outubro, a Feira Internacional do Aeroespaço e Defesa - ADEX 23 em Seul, na Coreia do Sul, que esteve a decorre desde o dia 17.

Vista geral da placa do certame em Seul
Apesar de algumas formações de aeronaves impressionantes, as atenções estiveram especialmente focadas no novo caça de fabrico local KF-21 Boramae.

KAI KF-21 Boramae em voo
Versão bilugar do KF-21

O Pássaro de Ferro teve lá um correspondente, que realizou uma reportagem fotográfica dos melhores momentos.

Formação massiva com vários modelos de caças da ROKAF

KF-16

F-15K ladeados por KF-5 e KF-4

KAI FA-50/TA-50 coreanos

E-737, FA-50 e F-35 coreanos

KC-330 e KF-16 da ROKAF com F-16 da USAF

F-35A coreanos

F-15K

B-52 da USAF

Agradecimentos: Tsungfang Tsai



sexta-feira, 20 de outubro de 2023

CERIMÓNIA DE ENTREGA DO PRIMEIRO KC-390 DA FAP [M2444 – 76/2023]

A cerimónia de entrega do 26901 em Gavião Peixoto, Brasil    Foto: Embraer

O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa chegou ontem à Base Aérea nº11, em Beja, envergando já a matrícula da FAP sobre a bandeira nacional, sinal de que a aeronave teria sido já formalmente entregue pelo fabricante. A FAP avançou mesmo em comunicado de imprensa a propósito da chegada do aparelho, que o voo transatlântico desde o Brasil até Beja, foi "a primeira missão operacional do aparelho".

Na verdade, a entrada em serviço do primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa, ocorreu após cerimónia realizada na última segunda-feira 16 de Outubro de 2023, na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil. Segundo nota da Embraer, a aeronave foi "aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, contando com os equipamentos padrão da NATO já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP."

Foto: Embraer

Na referida cerimónia, Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança salientou que “Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium.  Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”.

O Brig. Gen João Nogueira (direita) na recepção simbólica do aparelho     Foto: Embraer

Já o o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390 referiu a propósito que “A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”.

Foto: Embraer

O segundo KC-390 de um total de cinco, destinados à Esquadra 506 (Rinocerontes) da FAP, está já em fase avançada de montagem, devendo estar o primeiro voo para breve, apesar da entrega estar prevista apenas para o primeiro trimestre de 2024, tal como o simulador de voo do modelo.



quinta-feira, 19 de outubro de 2023

PRIMEIRA MISSÃO OPERACIONAL DO KC-390 DA FAP - com vídeo [M2443 – 75/2023]


Primeiro KC-390 da FAP aparentemente durante a escala em Cabo Verde  Fotos: FAP
O primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP), ostentando agora o número de cauda 26901 sobre a bandeira nacional, aterrou hoje 19 de outubro de 2023, pelas 16h25 locais, na Base Aérea nº11 (BA11), em Beja.

Imagem: ADSB Exchange

Segundo comunicado de imprensa divulgado pela instituição, "o voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início de operação da atividade operacional do KC-390 que, a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea." Isto deverá significar na prática, que o avião já foi formalmente aceite pela Força Aérea.

Publicação com vídeo da chegada a Beja na conta Instagram da Esquadra 506:

Fotos da primeira aterragem operacional do KC-390 em Beja, hoje 19 de Outubro de 2023

 

O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

A frota de KC-390 da FAP será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na BA11 e terá um total de cinco aeronaves, a receber até 2027 ao ritmo de uma por ano.

Foto: FAP

Portugal torna-se assim o segundo operador mundial do KC-390, depois do Brasil, que por coincidência assinalou recentemente a passagem da marca das 10.000 horas voadas no mesmo modelo.




terça-feira, 17 de outubro de 2023

REPÚBLICA CHECA SELECIONA O C-390 [M2442 – 74/2023]

Previsão do C-390 nas cores checas        Ilustração: Embraer

A República Checa selecionou o Embraer C-390 Millennium para futuro avião médio de transporte das Forças Armadas daquele país.

A decisão de iniciar as negociações para a possível compra foi baseada em uma avaliação e análise de mercado preparada pelo Ministério da Defesa da República Checa, que identificou o C-390 como a solução mais adequada para atender aos requisitos estabelecidos, como sejam realização de operações de assalto aéreo, reabastecimento aéreo, evacuação médica, ajuda humanitária e combate a incêndios. 

Ilustração: Embraer

As negociações iniciais já começaram e prevêem a assinatura de um contrato de aquisição de duas aeronaves e suporte associado. O contrato inclui também uma solução completa de treino para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e um plano de entrada em operação com a presença local da equipa da Embraer no país, no início do processo.

"Estamos honrados pela seleção do Ministério da Defesa e das Forças Armadas para iniciar as negociações desta aquisição significativa. Estamos prontos para fornecer à República Checa a mais avançada aeronave de transporte tático disponível no mercado", disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, em declarações reproduzidas na nota de imprensa do fabricante. "O C-390 Millennium está atraindo a atenção de várias nações ao redor do mundo, devido à sua combinação imbatível de alta produtividade e flexibilidade operacional com baixos custos operacionais."

Ilustração: Embraer

A concretizar-se o negócio, a República Checa tornar-se-á a sexta nação e o quarto país da NATO na Europa a escolher o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria. 

De notar que a Chéquia é, a par com Brasil, Portugal e Argentina, um parceiro do projeto, fabricando a secção traseira da fuselagem e rampa de carga na Aero Vodochody. 

Bandeiras dos países parceiros do projeto do KC-390 no protótipo do modelo, entre as quais a da República Checa
Uma delegação checa esteve em Janeiro pretérito, em Portugal na Base Aérea nº11 em Beja - onde irão ficar sediadas as aeronaves portuguesas - durante a avaliação do aparelho, bem como no encontro de utilizadores C-390, na mesma base, dois meses depois.




PRIMEIRO KC-390 PORTUGUÊS COM DATA MARCADA PARA REGRESSO [M2441 – 73/2023]

O primeiro KC-390 português em Beja em Junho de 2023 ainda envergando a matrícula provisória PT-ZDK. A matrícula definitiva 26901, oculta sobre a bandeira na cauda, apenas será exibida depois da entrega oficial.

A Força Aérea Portuguesa (FAP) noticiou recentemente a qualificação a decorrer no Brasil, de quatro pilotos-aviadores da Esquadra 506 - Rinocerontes, na aeronave KC-390 que irá equipar a mesma Esquadra.

A mesma notícia, datada de 6 de outubro, refere que estes pilotos irão juntar-se aos restantes militares da FAP já operacionais neste modelo e avança que a Esquadra 506 - activada em Maio - irá receber "muito em breve a primeira aeronave KC-390 adquirida pelo Estado Português".

Treino dos pilotos da Esquadra 506 no Brasil      Foto: FAP

Este "muito em breve", sabe o Pássaro de Ferro de fonte próxima do fabricante Embraer, tem agora partida marcada para 18 de Outubro, de São José dos Campos, prevendo-se chegar a Portugal já no decorrer do dia 19.

Lembramos que o aparelho que receberá a matrícula FAP 26901, foi apresentado pela primeira vez em Portugal, em Beja, há sensivelmente um ano, regressando pouco depois ao Brasil. Estaria novamente em Portugal, mas por um período de cerca de quatro meses, para certificações de equipamento NATO, entre Março e Julho pretéritos, tendo mesmo participado nos festivais Aéreos em Beja e Bragança, durante esse tempo. Retornou depois disso, uma vez mais ao Brasil, para retirar equipamentos de teste e aprontamento final do aparelho, depois das baterias de testes e certificações a que foi submetido.

O voo para entrega está agora marcado, muito embora detalhes adicionais acerca da recepção oficial do aparelho pelas autoridades portuguesas, não sejam ainda conhecidos, sendo naturalmente a divulgar pelas vias oficiais, oportunamente.


Agradecimentos: Valter Andrade

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

PRIMEIRO P-3C CUP+ DA FAP ENTROU EM MODERNIZAÇÃO [M2440 – 72/2023]

Foto: GDMS-C
 
O primeiro de cinco P-3C CUP+ da Esquadra 601 da Força Aérea Portuguesa foi induzido em trabalhos de modernização, na passada segunda-feira 9 de Outubro de 2023.

A aeronave n/c 14808 voou até Halifax no Canadá, onde será submetida pela General Dynamics Mission Systems–Canada e IMP Aerospace & Defence à substituição dos sistema de comunicação “Link 16”, do transponder (dispositivo de comunicação eletrónico), e a instalação de um novo sistema de missão, com capacidade de evolução.

Foto: GDMS-C

Segundo o Despacho que aprovou os trabalhos, há sensivelmente um ano atrás, as modernizações ora iniciadas, são essenciais "por forma a respeitar os mandatos de operação da NATO"

Isso mesmo foi reforçado pelo Brig. General João Nogueira, Diretor de Engenharia e Programas da FAP, em discurso na ocasião: "Este programa de modificações é crucial para a nossa frota de P-3C, de modo a assegurar que a plataforma responde adequadamente aos cenários do presente e do futuro".

Brig. General João Nogueira durante o discurso em Halifax    Foto: GDMS-C

Segundo notícia veiculada pela FAP no sítio de internet da instituição, a primeira aeronave deverá regressar a Portugal até ao final do primeiro trimestre de 2024, para posteriormente cumprir na Base Aérea nº 11 (Beja) a última fase dos trabalhos de modificação e realizar os testes finais de aceitação, enquanto o programa de modernização dos restantes quatro aeronaves deverá prolongar-se até 2025.

Com a recente aquisição da frota P-3C Orion ex-Marinha Alemã pelo Estado Português, não está para já claro se as restantes quatro células a actualizar serão todas da frota até agora em operação pela Esquadra 601, ou se haverá inclusão de alguma(s) célula(s) recentemente adquiridas à Alemanha.



quinta-feira, 12 de outubro de 2023

LABORATÓRIO AERONÁUTICO MÓVEL DO VINTAGE AERO CLUB EM VOTAÇÃO ONLINE ATÉ 13 de OUTUBRO [M2439 – 71/2023]

O Projecto de Laboratório Aeronáutico Móvel do Vintage Aero Club

O Vintage Aero Club tem a votação para o Orçamento Participativo em Cascais, até ao final do dia de amanhã, 13 de Outubro de 2023, o projecto OP20 de um Laboratório Aeronáutico Móvel, com o intuito de levar a história da aviação e chegar ao maior número de pessoas em escolas, lares e outros eventos.

O sucesso do projeto depende da votação de todos quantos vejam interesse no mesmo, bastando para tal um número de telemóvel para receber o código de validação do voto, que deve ser realizado através do link abaixo:

https://op.cascais.pt/orcamento-participativo/op-2023/propostas-em-votacao

Instruções mais pormenorizadas podem ser consultadas na seguinte infografia




quarta-feira, 11 de outubro de 2023

IMINENTE ENTREGA DE DOIS ÚLTIMOS KOALA DA FAP [M2438 – 70/2023]

Futuro AW119 Koala da FAP n/c 29707 captado em Itália por Tiziano Capenti - site www.aplace2land.com

O último de sete AW119 Koala destinados à Força Aérea Portuguesa (FAP) foi registado no aeroporto Venegono Inferiorenas imediações de Varese, Itália, pelo spotter Tiziano Capenti e partilhada na rede social Instagram, bem como no site do autor.

O Pássaro de Ferro deu conta do estado de montagem do lote dos dois últimos helicópteros AW119 Koala, ainda nos EUA, em Maio passado, tendo mais tarde sido referido pela ministra da Defesa, Helena Carreiras, estar a entrega prevista para Setembro.

O futuro Koala da FAP n/c 29707 foi agora captado ainda com o registo provisório americano (N178MB) durante um voo de experiência no aeroporto que serve de base ao fabricante Leonardo, mas  em Itália. Isto deverá significar estar na iminência da entrega à Esquadra 552 - Zangões, que o irá operar em Portugal, à semelhança da restante frota.

O segundo lote de AW119 Koala, compreende duas aeronaves, que foram adquiridas ao abrigo do programa de equipamento da FAP para o combate a incêndios, através de accionamento da cláusula de opção, prevista no contrato do primeiro lote.


Agradecimentos: Tiziano Capenti



ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
>