segunda-feira, 25 de março de 2024

PRIMEIRO P-3 ORION TERMINA ATUALIZAÇÃO NO CANADÁ [M2481 – 26/2024] - com vídeo

O primeiro P-3C CUP+ (n/c 14808) da Esquadra 601 a ser atualizado no Canadá       Foto de arquivo

Tal como o Pássaro de Ferro noticiou nas redes sociais Facebook e X, o primeiro P-3C CUP+ (n/c14808) da Esquadra 601 - Lobos, da Força Aérea Portuguesa (FAP), foi captado na passada semana, no radar virtual ADSB Exchange, a realizar voos de manutenção, a partir de Halifax, Canadá, onde se encontra desde outubro de 2023, a realizar atualizações dos sistemas de missão, pela General Dynamics Mission Systems-Canada.

A FAP confirmou hoje mesmo em nota de imprensa, o sucesso da " fase inicial de testes – no solo e em voo", acrescentando ainda que nos voos de experiência, "que decorreram entre os dias 18 e 23 de março, estiveram presentes uma tripulação da Esquadra 601 e um militar da Direção de Engenharia e Programas".

14808 com a tripulação portuguesa em Halifax         Foto via FAP

A modernização envolve a atualização do sistema de identificação amigo-inimigo (IFF), sistema anticolisão de tráfego e terreno, Link 16 encriptado (comunicações táticas por internet), além da instalação de um novo sistema de missão, com capacidade de evolução futura. A FAP classifica esta modernização como "fundamental para manter operacional a capacidade de patrulhamento marítimo da Força Aérea em contexto nacional, União Europeia e NATO".


Ainda de acordo com a mesma nota, a aeronave irá regressar brevemente a Portugal, para cumprir na Base Aérea N.º 11, Beja, a última fase dos trabalhos de modificação e realizar os testes finais de aceitação. Já os trabalhos de modernização dos restantes P-3C CUP+ dos "Lobos", está previsto estenderem-se durante 2025.

A Esquadra 601 já recebeu entretanto, os dois primeiros de um total de seis P-3C, provenientes da Marinha Alemã, num negócio que inclui outros tantos kits de modernização MLU, embora não seja ainda claro quando, em que células, e em que moldes irão ser usados.




1 Comentários:

Anónimo disse...

É uma mais valia para a defesa do nosso território português

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>