quarta-feira, 11 de novembro de 2020

ATUALIZAÇÃO DA FROTA C-130 DA FAP EM ANDAMENTO NA OGMA [M2202 - 120/2020]

C-130H Hercules na OGMA    Foto: OGMA
 A OGMA anunciou o início da fase de testes e certificação, do programa de modernização dos quatro C-130H Hercules da Força Aérea Portuguesa, através da rede social Twitter.

Apesar de estar previsto ser retirada de serviço da Esquadra 501 até 2027, sendo substituída gradualmente pelos KC-390 Millennium a receber a partir de 2023, a frota C-130 irá receber uma atualização dos sistemas de navegação e comunicações, de modo a preencher os requisitos Single European Sky Air Traffic Management Research (SESAR).

A OGMA foi encarregue de executar o projeto de integração de todos os sistemas da aeronave, fabricar os componentes estruturais e cablagens para a “instalação dos equipamentos”, bem como realizar “a modificação das aeronaves, efetuar a certificação do projeto face aos requisitos da Autoridade Aeronáutica Nacional Militar e a qualificação do mesmo face aos requisitos operacionais e logísticos da FAP”. Segundo comunicado da OGMA em 2019, deverá ainda realizar a “atualização das publicações técnicas de operação e manutenção da aeronave, fornecendo treino de operacional às tripulações de voo e treino de manutenção a técnicos da FAP”.

Glass cockpit Flight2 da Collins Aerospace      Imagem: Collins Aerospace

A face mais visível desta modernização consta de um glass cockpit Flight2 da Collins Aerospace, que proporciona compatibilidade com a aviação civil. Inclui, entre outras funcionalidades, novos ecrãs primários e um sistema de gestão de navegação e voo com software que permite ponto ótimo de largada de cargas computorizado. O Flight2 permite ainda personalizar os sistemas, de acordo com as exigências da missão, ou ajuste às condições locais de CNS/ATS (Comunicações e Navegação/ Controlo de Tráfego Aéreo).

Os trabalhos de modernização na frota C-130, deverão decorrer ao longo de dois anos e estão orçamentados num total de cerca de 19M EUR, cofinanciados pela União Europeia.





0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>