terça-feira, 6 de março de 2018

1º PROTÓTIPO DO KC-390 VOA NOVAMENTE (M1955 - 15/2018)

Embraer KC-390 (imagem de arquivo)

O protótipo do avião de carga militar KC-390 em desenvolvimento pela Embraer, que esteve envolvido num incidente em voo no dia 12 de Outubro de 2017, regressou recentemente aos voos de teste.

Tal como então relatámos no Pássaro de Ferro, a aeronave de matrícula PT-ZNF sofreu uma queda brusca de altitude durante um voo de  testes e certificação, com simulação de gelo nas superfícies horizontais.

Do incidente, observado por inúmeros internautas no programa Flightradar, inúmeras teorias surgiram, bem como rumores não comprovados, de que a aeronave teria ficado danificada estruturalmente e irremediavelmente.

O fabricante viria a desmentir muitos desse rumores, incluindo a existência de qualquer ferido, bem como a gravidade dos danos na célula do 1º protótipo do KC-390.
Em comunicado à imprensa, a Embraer confirmou terem sido excedidos os limites operacionais da aeronave, mas negou ter sido afectada a estrutura principal do aparelho, estando os danos sofridos limitados a carenagens externas e janelas de inspecção.
Segundo o mesmo comunicado, o programa de testes do KC-390 não seria afectado pelo incidente e a imobilização temporária do avião 001.

Apesar da causa do incidente não ter sido então, nem entretanto revelada, certo é, que tal como referido pela Embraer, a aeronave poderia voltar a voar, tendo sido registada finalmente, de novo no Flightradar a 2 de Março passado, num voo de cerca de 3 horas nas proximidades de Araraquara,estado de São Paulo, onde se situa a base de Gavião Peixoto.

"Print screen" do Flightradar com registo do voo do PT-ZNF a 2 de Março de 2018

A Embraer mantém a intenção de entregar à Força Aérea Brasileira, os dois primeiros aviões de série ainda durante 2018, tendo sido declarada a Capacidade Operacional Inicial do modelo, em Dezembro de 2017.

O Ministério da Defesa português constituiu um grupo de trabalho para negociar as condições de aquisição de cinco a seis unidade de KC-390, destinados a substituir os C-130 Hercules na Força Aérea Portuguesa. Apesar do prazo para apresentação do relatório, ter terminado em Outubro de 2017, não são conhecidas ainda conclusões acerca do assunto.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>