terça-feira, 6 de março de 2018

AS BROCHURAS [I] - (M1954 - 14/2018)


Há umas décadas, umas três, mais coisa menos coisa, quando a Internet era uma espécie de quimera ou, quando muito, não passava de assunto sussurrado dirigido a "uma rede secreta desenvolvida pelos americanos para as suas forças armadas", possuir uma brochura sobre aviões era algo demasiado precioso para sequer pensar em outra coisa.
Não me lembro bem as circunstâncias em que esta brochura me chegou às mãos, mas sei que trinta e tal anos depois, ela continua nas minhas mãos, num estado de conservação que, não sendo o melhor, ainda não a compromete.
A imagem ilustra a primeira de várias páginas dedicadas às aeronaves que - na altura - estavam baseadas na Base Aérea nº6, no Montijo., no caso, a lendária 301 - Jaguares, equipada na altura com os vetustos e veneráveis Fiat G-91 R3.
É, portanto, uma brochura, com boas fotografias, agrafadas ao centro. Fotografias as cores que fizeram as minhas delícias durante uma série de anos.
No presente, dada a banalização no acesso a tudo e a mais alguma coisa e à sua respetiva democratização, com tudo o que de bom e mau o conceito ou conceitos acarretam, estas brochuras parecem obra do século passado - e em bom rigor, são... -, onde tudo era mais lento, onde as coisas aconteciam mais devagar, quando olhávamos mais e melhor para elas, porque era difícil lá chegar e o olhar era direto, sem intermediários. Atacava os sentidos!
Agora passamos os olhos, não raras vezes através de um dispositivo que apontamos para tudo o que mexe e não mexe, que guardamos num virtual zelo de bytes e para onde, manifestamente, parecemos não olhar com olhos de ver.

0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>