sexta-feira, 15 de março de 2024

ESQUADRA 991 DA FAP EM AVALIAÇÃO TÁTICA [M2476 – 21/2024]

OGASSA OGS 42 da Esquadra 991     Foto: CFMTFA
 
A Esquadra 991 - Harpias, que opera os veículos aéreos não tripulados (VANT) da Força Aérea Portuguesa, estão em avaliação durante o mês de março, no âmbito  da Avaliação Tática das Unidades Aéreas.

Segundo revelou o Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea - CFMTFA (antiga Base Aérea nº2) na Ota, onde se encontra baseada a Esquadra 991, "este período avaliativo permitirá aferir, com exatidão, o grau de prontidão e a capacidade Operacional desta Esquadra para o cabal cumprimento da Missão que lhe foi superiormente confiada e, simultaneamente, dotá-la das competências necessárias à integral interoperabilidade com os nossos parceiros da Aliança Atlântica".

Durante a avaliação, foi exercitada a projeção de uma das Unidades de Controlo Móvel da aeronave OGASSA OGS 42, que equipa os "Harpias", para teatros de operação "de diferentes níveis de permissividade", tendo para tal sido utilizado o novo avião de transporte multimissão da FAP, o KC-390, em operação na Força Aérea desde outubro de 2023, segundo pode ler-se na partilha do CFMTFA nas redes sociais.


A Unidade Móvel dos Harpias mobilizada através do novo KC-390 da FAP        Fotos: CFMTFA

O CFMTFA sublinha ainda que se demonstrou "a versatilidade e adaptabilidade da doutrina de emprego Tático, Operacional e Estratégico de todos os meios da Força Aérea Portuguesa, para fazer face aos novos desafios gerados pela tipologia de conflitos expectável na terceira década do século XXI". 

De notar que a Esquadra 991, sendo uma unidade operacional, motivou recentemente a reativação do Grupo Operacional 21 (GO21) na Ota, desativado quando a antiga BA2 passou a ser unicamente uma unidade de treino de pessoal. 






0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>