quinta-feira, 8 de junho de 2023

P-3 DA FAP NO BÁLTICO [M2412 - 44/2023]

"Lobos" em Siauliai           Foto: EMGFA

Um destacamento compreendendo um avião P-3C CUP+ e 36 militares da Esquadra 601 (Lobos) da Força Aérea Portuguesa, está a operar a partir da Base Aérea de Siauliai, na Lituânia, desde 23 de maio e até 25 de julho, integrando as NATO Assurance Measures 2023 (Medidas de Tranquilização da NATO).

Segundo divulgou o Estado-Maior General das Forças Armadas, "esta missão tem como objetivo a vigilância, o reconhecimento e a recolha de informação na área de operações estabelecida pela NATO, promovendo a segurança marítima do Mar Báltico para garantir a liberdade de navegação e assim contribuir para conhecimento situacional daquele mar".

Em Siauliai está também, desde o final de Março, um destacamento de quatro F-16M das Esquadras 201 e 301 da FAP, a liderar o Policiamento Aéreo do Báltico.

Quanto aos "Lobos", este é já o segundo destacamento assegurado em 2023, depois de estarem sensivelmente um mês em Sigonella, Itália, entre 15 de Abril e 17 de Maio, no caso empenhados na missão Sea Guardian da NATO no Mediterrâneo, destinada a garantir o embargo à Síria e Líbia, assim como a segurança das linhas de comunicação do Mediterrâneo, promovendo a segurança marítima, com foco nas atividades de tráfico de estupefacientes, armas e pessoas, vigilância do tráfego marítimo e poluição marinha.

Lobos durante a Operação Sea Guardian no Mediterrâneo     Foto: EMGFA








0 Comentários:

ARTIGOS MAIS VISUALIZADOS

CRÉDITOS

Os textos publicados no Pássaro de Ferro são da autoria e responsabilidade dos seus autores/colaboradores, salvo indicação em contrário.
Só poderão ser usados mediante autorização expressa dos autores e/ou dos administradores.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...>